Tenha um bom relacionamento com seus clientes

Tenha um bom relacionamento com seus clientes

Sustentabilidade deve ser a palavra-chave por meio da qual as equipes de atendimento (pré e pós-venda) precisam se debruçar para satisfazer seus clientes. Fornecer parcerias e relacionamentos sustentáveis gera benefícios para a empresa – que contará com clientes cada vez mais engajados em propagar as qualidades dos serviços disponibilizados – e para o cliente que, por sua vez, terá as necessidades atendidas.

Para que o relacionamento com os clientes seja ideal, é preciso investir tempo refletindo no público-alvo. Estudar suas características e, consequentemente, suas necessidades para, então, desenvolver produtos que supram os desejos.

Atente-se ao seu cliente

Conheça seu cliente e descubra qual é a sua linguagem. Gere oportunidade de criar laços: contrate especialistas para dialogar sobre tendências e outros interesses de seus clientes e públicos-alvo. Disponibilizar momentos de contato entre a empresa e o cliente, que não estejam vinculados à compra, é fator que distingue a companhia preocupada com seus parceiros daquela interessada apenas nos lucros. O cliente, portanto, sente-se bem ao ser reconhecido por sua importância e não apenas por um número.

Outra dica é: apresente sempre novidades e modernize seus produtos. Novos concorrentes surgem todos os dias e, para manter os serviços sempre atrativos, pense sempre em novas soluções para surpreender seus clientes e cativá-los ainda mais.

Como em qualquer tipo de relação, alguns comportamentos são essenciais. Utilize sempre a transparência e a sinceridade. Se não é possível realizar uma entrega ou oferecer um recurso específico, seja honesto com o cliente e não faça promessas impossíveis de cumprir.

Por fim, as equipes de pós-venda devem estar sempre à disposição dos clientes para esclarecer dúvidas de forma cordial e atenciosa.

Ouça seus clientes

Ouça seu cliente

De todas as preocupações para atender bem o cliente, a principal é: ouvi-lo sempre, pois ele dará todas as respostas de como pretende ser tratado e os serviços que espera receber.

 

Leia mais sobre o assunto no artigo “Atenda Bem Seus Clientes“, publicado no Blog SBCoaching.