DINÂMICAS DE GRUPO

O importante é entender que a dinâmica de grupo é uma atividade que pode auxiliar os especialistas da empresa

DINÂMICAS DE GRUPO

As dinâmicas de grupo têm sido cada vez mais usadas por profissionais de recursos humanos e especialistas da área, tanto para seleção de candidatos quanto para atividades internas nas empresas que buscam aumentar a motivação dos colaboradores e encontrar pessoas com habilidade de liderança.

Ao serem submetidos a essas dinâmicas, muitos sentem que encontraram um problema, principalmente por ser um método que não avalia diretamente as qualidades técnicas. Dentro de uma dinâmica, o candidato ou funcionário é submetido a testes “incomuns”, como recortar papel e fazer colagens, montar dobraduras, criar objetos a partir de materiais comuns e até mesmo jogar com bexigas. Nesse momento, é necessário interagir com o restante do grupo, e muitas pessoas se perguntam se realmente precisam esforçar-se para vencer a timidez e a sensação de que estão participando de uma brincadeira.

O importante é entender que a dinâmica de grupo é uma atividade que pode auxiliar os especialistas da empresa a encontrarem o profissional com o perfil ideal para a vaga. A dinâmica de motivação, por exemplo, utiliza técnicas que ajudam a identificar qual candidato está apto a liderar uma equipe. Além de ser uma ótima técnica no processo seletivo, é muito usada dentro das organizações para aumentar a motivação da equipe de trabalho.

dinâmica de grupo

Dentro de uma dinâmica, o candidato ou funcionário é submetido a testes “incomuns”

Algumas dicas para não errar na hora da dinâmica:

Não desista: muitas vezes a atividade pode parecer infantil, mas não a abandone antes de terminar. A desistência mostra que o candidato não dá muita importância à vaga.

Não fale demais: é importante saber trabalhar em grupo e respeitar os colegas. Tome cuidado para não falar em excesso e deixar de escutar as outras pessoas.

Não fale pouco: também não é recomendável deixar de expor sua opinião. Expressar as ideias com clareza é uma qualidade muito bem vista pelas organizações.

Seja verdadeiro: alguns candidatos querem passar a impressão de serem diferentes e expressam ideias confusas. Fale apenas o que realmente acredita! Os profissionais sabem identificar quando os candidatos são verdadeiros.

Respeite: mesmo sob a pressão do teste, jamais desrespeite um colega ou outro participante da seleção. Esse tipo de atitude indica que o candidato ou profissional não é apto para trabalhar em grupo.

Pesquise sobre a empresa: os selecionadores prezam candidatos que procuraram conhecer mais sobre a empresa e seus objetivos.

Prepare-se para as dinâmicas de grupo e boa sorte!

 

Crédito das Imagens

http://admin.webplus.com.br/

http://www.br.isotools.org/