Destaque-se pela proatividade

O que é um profissional competente que escolhe agir? Se a pergunta fosse feita trinta anos atrás, a resposta provavelmente seria “aquele que cumpre suas tarefas, não se atrasa na entrega, é organizado e trabalha duro”. Embora essas atitudes continuem a ser valorizadas no mundo corporativo, no contexto atual é preciso ir além do simples “fazer bem feito e dentro do prazo” para se destacar.



Tome a iniciativa e faça o melhor

A proatividade é uma característica cada vez mais exigida dos profissionais. Ser proativo significa não somente seguir ordens ou agir, mas propor soluções novas e buscar o aperfeiçoamento sempre. Em vez de fazer bem feito, o profissional proativo procura fazer cada vez melhor (mesmo que não haja uma demanda do superior hierárquico) e está sempre dando sugestões para otimizar processos. É aquele colaborador que escolhe agir, aceita correr riscos e não tem medo de pedir a palavra em uma reunião e apresentar ideias – mesmo sabendo que elas podem ser vetadas ali mesmo.

Não perca oportunidades, seja proativo!

O oposto é o profissional reativo, que não escolhe agir e toma nenhuma decisão por conta própria, apenas obedece o que lhe foi mandado. Ele até pode ser eficiente, mas sua tendência à acomodação faz com que tenha dificuldade com mudanças e acabe deixado para trás, perdendo oportunidades de promoção para os colaboradores que apresentam perfil proativo.

E você, se considera mais proativo ou reativo? Caso se encaixe na segunda categoria, está na hora de tomar uma dose de inconformismo e outra de coragem e tentar sair da zona de conforto. Está preparado?

Como o coaching pode desenvolver a proatividade

Por meio de técnicas e ferramentas o coaching pode te auxiliar no desenvolvimento de atitudes proativas e na mudança em seu comportamento. Veja no site da Sociedade Brasileira de Coaching quais soluções pode ser uteis para que você possa se desenvolver e alcançar resultados inigualáveis.