Entrevista de Emprego: Dicas Para Conquistar Um Novo Emprego

A preparação para o sucesso de uma entrevista profissional inicia-se muito antes de estar diante do recrutador. É importante, para quem está buscando um novo emprego, saber que o diferencial começa no seu desenvolvimento da inteligência e controle emocional e psicológico. Ter atenção desde o envio do currículo até o momento da entrevista é determinante.

Quais são os erros mais cometidos ao elaborar um currículo

Os mais cometidos estão relacionados ao excesso – sejam eles de experiências narradas, de inovação gráfica e até itens extracurriculares. Sendo assim, quanto mais bem feito o seu resumo profissional, maiores serão as chances para uma futura entrevista.  É preciso garantir a apresentação com informações concisas e fáceis de serem analisadas.

Dica:

Ao inserir suas experiências, se atenha às experiências relacionadas à vaga que está disputando. Caso ainda não tenha, seja sincero e expresse o anseio de adquirir experiência.

Erros de português também são fatais, revise todo o texto, verifique pontuação e palavras estrangeiras, lembre-se que seu currículo é o seu cartão de visita, ele é o primeiro contato com a empresa, uma boa impressão será decisiva para o próximo passo – a entrevista.

Fique atento às oportunidades disponíveis na internet

Muitas empresas também enxergam as redes sociais como uma forma de conhecer um pouco mais sobre os candidatos e recrutar seus colaboradores. Mantenha seu perfil sempre atualizado. O configure com os seus últimos trabalhos, cursos e conquistas profissionais.

Dica:

Para muitas profissões, possuir um blog com o portfólio e manter o perfil no LinkedIn atualizado é imprescindível.

Pesquise sobre a empresa que vai te entrevistar

Ao ser chamado para uma entrevista, procure conhecer a empresa. O bom candidato pesquisa tudo sobre a instituição: quais os seus principais clientes, o que ela faz, qual a sua história no mercado e a área em que atua.

Dica:

Investigue previamente sobre a cultura e produtos da empresa. Assim não terá grandes dificuldades.

Como o marketing pessoal pode contribuir na hora da entrevista?

O que você veste e como se comporta pode dizer muito sobre quem você é. Os profissionais de RH costumam traçar perfis com base nas informações também contidas nos trajes candidatos. Claro que o seu conhecimento e habilidades contam muito. Mas lembre-se: a sua aparência também é importante. A maioria dos recrutadores leva isso em consideração para traçar seu perfil profissional e escolher a pessoa que mais se encaixe na vaga.

Dica:

Escolha um traje que seja condizente com a vaga.

Mulheres – Maquiagem sóbria e discreta.

Homens – Barba bem feita.

Use o coaching a seu favor

Outra dica importante para a preparação é o autoconhecimento, proporcionado pelo coaching. Quem se conhece bem fica mais confortável nesses momentos, mantém o equilíbrio e a calma. Ao identificar as suas dificuldades, temos a possibilidade de nos fortalecer nesses pontos, trabalhando o que deve ser melhorado.

Dica:

Com a ajuda de um Coach, faça um Ensaio Dramático da entrevista. Simule o que vai dizer e como vai se comportar no dia. Feito isso, analise os pontos fortes e fracos. Repita o ensaio até que você sinta-se seguro de si mesmo.

Com um profissional conduzindo esta técnica, você mudará o seu comportamento a cada ensaio e terá aprimorado falhas de comportamento e comunicação. Desta forma, as chances de conseguir a vaga aumentarão porque você saberá exatamente como se expressar.