homens mulheres promoção

Todo funcionário aguarda ansioso pelo momento em que será promovido.

Todo funcionário aguarda ansioso pelo momento em que será promovido. Entretanto, subir um degrau na empresa nem sempre acontece quando se deseja. Antes de expor a sua vontade, é importante fazer uma autoavaliação profissional e pessoal para saber se você realmente está pronto para avançar na carreira.

Como fazer uma autoavaliação profissional

Para se sentir seguro e apto a encarar novos desafios, tente conhecer as competências que precisam ser adquiridas para ocupar o cargo que almeja. Não adianta se candidatar à vaga se não tiver o perfil para preenchê-la. Para isso, invista em cursos de aperfeiçoamento para testar a sua capacidade. Mesmo que a promoção não aconteça, você vai ter aprimorado habilidades e dado um salto importante na qualificação.

Outro ponto fundamental é certificar-se de que a carreira na empresa está estagnada e que chegou a hora de mudar. Que caminhos devem ser percorridos para que as transformações aconteçam? De forma natural, sem passar por cima dos colegas de trabalho, mostre que tem interesse em outros aprendizados e que está pronto para realizá-los. Seja ativo e não fique de braços cruzados esperando as oportunidades chegarem até você. Caso não tenha um diálogo aberto com o chefe, procure a área de recursos humanos. O recomendável é mostrar que deseja atingir resultados positivos e, ao mesmo tempo, estar realizado com o que faz.

Como fazer uma autoavaliação pessoal

Antes de assumir a nova vaga, observe se tem atitudes condizentes com o trabalho que pretende executar. Novos serviços exigem responsabilidades diferentes, por isso, o funcionário interessado em uma promoção deve apresentar disponibilidade e flexibilidade para mudanças.

mão chave

Caso conclua que merece ser promovido, não mude seu comportamento.

Se o profissional busca ocupar cargos mais desafiadores, analise o seu comportamento diante dos outros colaboradores e de superiores. O relacionamento interpessoal é ponto relevante a ser analisado. Não há necessidade, por exemplo, de cultivar conversas inapropriadas durante o expediente, como falar mal da empresa ou dos outros. Tenha uma postura firme e fuja de fofocas.

Quem quer ascender profissionalmente também deve tomar cuidado com o vestuário e a forma como se apresenta diante de todos. Você precisa ser um exemplo a ser seguido, por isso, vista roupas adequadas e mantenha o visual apropriado para cada situação do dia a dia corporativo. Fazendo uma autoavaliação pessoal, o colaborador poderá perceber se está disposto a mudar a rotina.

Após a promoção

Caso conclua que merece ser promovido, não mude seu comportamento com os colegas e mantenha a humildade, independentemente de almejar ou de já ter alcançado uma posição de liderança. Ao assumir o cargo, tenha em mente que a carreira não deve estagnar nessa nova função. Estabeleça outras metas a serem cumpridas, focadas no seu crescimento e na saída da zona de conforto.