profissional bem-sucedido

Os colaboradores que optaram e tiveram a oportunidade de atuar em diferentes companhias acumulam múltiplos conhecimentos.

Durante muito tempo acreditou-se que um profissional bem-sucedido era aquele que não tinha muitas mudanças de emprego em seu currículo, pois a estabilidade dentro da empresa era considerada um ótimo parâmetro para medir comprometimento e evolução do trabalhador. No entanto, por volta dos anos 2000, essa lógica deixou de fazer sentido e se instaurou a corrida para atender o máximo de clientes e adicionar mais bagagem a carreira profissional.

Isso significa que os profissionais mais valorizados passaram a ser aqueles que haviam prestado serviços a um maior número de organizações, acrescentando ao currículo mais experiências e conhecimentos sobre diferentes visões empresariais.


No entanto os dois conceitos demonstram aspectos extremistas e não asseguram que o colaborador é realmente eficiente, afinal, em ambos os casos, se ele deixa de evoluir e torna-se um profissional estagnado, suas experiências perdem valor e não trazem inovação para a empresa.

Perfis profissionais

Os colaboradores que optaram e tiveram a oportunidade de atuar em diferentes companhias acumulam múltiplos conhecimentos e demonstram uma característica muito valorizada pelo mercado: adaptabilidade. Porém, mesmo tendo essa habilidade, se não buscarem o aprimoramento contínuo, serão classificados como profissionais acomodados, que mudam de emprego por não conseguirem evoluir.

O fato de atuar na mesma empresa durante muitos anos nem sempre significa estagnação, visto que o profissional pode evoluir e ter várias experiências dentro da própria empresa, desenvolvendo atividades em diferentes setores e crescendo na hierarquia da organização. A chamada mobilidade horizontal é uma boa oportunidade para apresentar progressos no trabalho. Dessa forma, para os colaboradores que conseguem atingir suas metas dentro de uma mesma empresa, não existe a necessidade de mudança de emprego.

novos caminhos

O essencial para todo profissional que almeja uma boa posição no mercado de trabalho é estar sempre motivado, buscando novos desafios, conhecimentos e realizações.

Qual caminho seguir?

O essencial para todo profissional que almeja uma boa posição no mercado de trabalho é estar sempre motivado, buscando novos desafios, conhecimentos e realizações. Se esses requisitos são preenchidos dentro da organização na qual ele já trabalha, não há motivos para procurar outras vagas. Porém, uma mudança pode ser promissora caso exista insatisfação ou desgaste excessivo com o ambiente de trabalho. A oferta de melhores salários ou benefícios é mais um fator que pode influenciar e justificar a troca de emprego.

Em qualquer um dos casos, o importante para manter-se como um bom profissional é demonstrar interesse em aprender e empenho para tornar-se um colaborador melhor a cada dia. Assim, você consegue construir uma carreira de sucesso, tanto em uma única companhia quanto atuando em várias organizações.