autonomia trabalho

A falta de autonomia é o principal fator que diminui a motivação no trabalho

De acordo com uma pesquisa realizada pela Page Talent, a falta de autonomia é o principal fator que diminui a motivação no trabalho de trainees e estagiários. A pouca liberdade para tomar as próprias decisões no ambiente corporativo foi mencionada como principal ponto desmotivador por 35% dos 500 entrevistados, na faixa etária dos 18 aos 24 anos.






A psicologia da motivação explica que essa circunstância pode desmotivar os profissionais porque contradiz a expectativa que muitos jovens têm de iniciar a carreira ocupando cargos estratégicos dentro da organização. Entretanto as empresas e até mesmo os próprios jovens sabem que precisam de um tempo de supervisão para adequar-se aos padrões dos processos corporativos adotados na corporação.

Outro fator apontado na pesquisa como algo que reduz a motivação no emprego é o fato de desempenhar tarefas fora da área de interesse, ainda que seja apenas na fase de estágio. Essa situação foi apontada por 34% dos pesquisados como ponto negativo em relação à motivação profissional. Ter que desenvolver ideias de outras pessoas também não agrada 31% das pessoas que estão ingressando no mercado com a pretensão de colocar em prática todo o conhecimento adquirido na faculdade, curso técnico ou profissionalizante.

Se você é um jovem profissional certamente passa pelo conflito de querer mostrar todo o seu potencial e não dispor de autonomia suficiente dentro da empresa. No entanto, não se aflija! Algumas dicas podem ajudá-lo a ganhar a confiança dos líderes e a conquistar cargos melhores em pouco tempo. Confira:

1 – Embase suas ideias

Todo mundo tem ideias, mas nem todos conseguem demonstrar porque elas são boas. Para ser ouvido, é preciso ter bons argumentos e demonstrar como o seu ponto de vista pode ajudar a organização. Para isso, apresente como, quando e com quais ferramentas é possível colocar tal ideia em prática.

jovem no trabalho

Algumas dicas podem ajudá-lo a ganhar a confiança dos líderes e a conquistar cargos melhores

2 – Prove qual área é melhor para você

Mostre aos superiores que seus conhecimentos podem ser mais bem aproveitados em determinada área. Busque informações sobre esse campo de atuação, mantenha-se atualizado e divida seus conhecimentos sempre que possível. Desse modo, os gestores verão que sua contribuição é realmente válida.

3 – Seja proativo

Antecipe-se aos desafios e busque soluções eficientes para os problemas antes que um superior peça isso a você. Saber estabelecer prioridades de acordo com os procedimentos da empresa também é fundamental para mostrar-se competente.

Seguindo esses passos, você mostrará que é capaz de contribuir para o bom desempenho da empresa e terá mais chances de construir uma carreira de sucesso.

 

Crédito Imagens:

http://www.carreirasdanone.com.br/

http://manafrutas.com.br