Foco e Liderança – Fatores Essenciais - desejo superação limites

Pessoas que conseguem influenciar e direcionar a equipe mesmo em outras funções.

Por muito tempo a liderança foi caracterizada como uma forma de controle baseada na opressão e dominação. Todavia, com as mudanças nas relações de trabalho, esse conceito foi modificado e a função do líder passou a ser motivar as pessoas, incentivando o desejo de superação de limites e o trabalho em equipe.

Os líderes não são apenas aqueles que ocupam cargos de liderança numa empresa. Existem pessoas que conseguem influenciar e direcionar a equipe mesmo em outras funções. Isso acontece porque, além da capacidade de entusiasmar os colegas de trabalho, elas têm uma boa inteligência emocional. Ou seja, são indivíduos que conhecem bem a si mesmos, compreendem seus sentimentos e utilizam esse conhecimento para reconhecer as emoções do outro e lidar melhor com quem está ao redor.


De acordo com Daniel Goleman, autor dos livros FOCO e Inteligência Emocional, para exercer uma boa liderança e construir uma carreira profissional de sucesso, o líder precisa desenvolver e aprimorar três pontos fundamentais:

Foco interno

Profundamente ligado à inteligência emocional, esse ponto exige que o profissional seja capaz de conhecer o que o motiva, o inibe, o irrita e deixa desestabilizado. Deste modo, é possível monitorar os pensamentos e reações, lidar melhor com o estresse cotidiano e manter o autocontrole para tomar as decisões de forma assertiva.

Foco em outros

Colocar-se no lugar do outro é o passo principal para desenvolver essa característica. Quando o profissional aprimora sua empatia, ele consegue compreender melhor as dificuldades e limitações de cada membro da equipe e, assim, pode encontrar um meio para resolver os problemas. Uma forma de aperfeiçoar essa competência é realizar feedbacks com um coach ou com pessoas próximas, para saber o que eles sentem e pensam.

Foco externo

Para desenvolver esse foco é necessária a ajuda de alguém mais experiente, que seja um exemplo a ser seguido e tenha conhecimento suficiente para passar orientações sobre como gerir uma empresa e a respeito de tendências mundiais que podem afetar o negócio, como novas tecnologias e mudanças econômicas.

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Ser um modelo de autocontrole, inspirando cada um dos seus liderados a desenvolver a própria inteligência emocional.

Quando o líder consegue estabelecer esses três focos, ele é capaz de controlar melhor sua mente e de gerir sua equipe, bem como sua carreira pessoal e profissional, de maneira mais eficaz. Além disso, passa a ser um modelo de autocontrole, inspirando cada um dos seus liderados a desenvolver a própria inteligência emocional.

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