gestão de pessoas

Saber lidar com sua equipe é fundamental para o seu negócio

Gerenciar pessoas não é uma tarefa fácil, mas o líder de uma equipe deve estar preparado para assumir esse cargo de relevância para o seu crescimento profissional e de importância fundamental para o desenvolvimento de colaboradores. Houve muitas mudanças, ao decorrer do tempo, nas atitudes de um líder: aquela figura, que somente mandava e não dava espaço para que sua equipe opinasse e desse novas ideias, não existe mais.

O líder atualmente trabalha com a comunicação e a interação com o seu time, envolvido em melhorias tanto nos projetos que estão sendo realizados como na convivência entre todos da equipe. Ter um time que se respeita e conhece os limites de cada um de seus integrantes contribui para uma gestão eficiente e bem administrada.

Gestão de pessoas no ambiente profissional

O ambiente profissional é um local onde a gestão de pessoas pode se tornar complicada, pois a convivência entre pessoas de opiniões diferentes acaba criando certas divergências no contato diário. Entretanto, essas diferenças devem ser superadas e evitadas. Quando surgir algum desentendimento – por conta de opiniões opostas – o melhor a fazer é reunir todos e deixar claro que o ambiente de trabalho não é espaço para discussão ou intrigas.

Ter liderança e coerência nas decisões tomadas evita que no futuro a equipe não esteja unida e os resultados apresentados sejam negativos. Impossibilitando esse tipo de atrito, o time passa a trabalhar mais motivado, resultando em exemplo de empenho e foco para que o projeto ou trabalho seja realizado com eficiência e entregue com êxito.




Coaching para gestão de pessoas

Elevar o desempenho de um profissional é um dos papeis do coaching. O processo busca identificar e aperfeiçoar habilidades como a motivação, o foco, a organização e a administração. Essas qualidades são uma forma de manter o profissional ativo e com vontade de atingir, com êxito, seus objetivos.

O líder que já conhece as técnicas e ferramentas do coaching pode aplicá-las à sua equipe e obter resultados positivos para a empresa, além de evidenciar quanto potencial cada integrante tem e como eles podem exercer essas competências no trabalho.

 

Leia mais sobre o assunto no artigo “Gestão de pessoas“, no Blog SBCoaching.