Gestão Sistêmica, O Que é? Como Ela Funciona no Empreendedorismo?

O negócio analisado como um sistema unificado, no qual diversas áreas trabalham em conjunto e devem ser vistas como partes de um todo.

Gestão e Empreendedorismo

Os empreendedores possuem características fundamentais para o sucesso de uma organização, como criatividade, persistência, visão de futuro e capacidade para encarar as mudanças, trabalhar sob pressão e tomar boas decisões. Porém, além de todas essas habilidades, o empreendedorismo exige a adoção de uma gestão sistêmica, a fim de que o negócio seja analisado como um sistema unificado, no qual diversas áreas trabalham em conjunto e devem ser vistas como partes de um todo.

Quem não se preocupa em aprimorar a gestão dos negócios está sujeito a perder mercado para as organizações concorrentes e, até mesmo, a fechar a empresa. Identificar os pontos fortes e fracos e as oportunidades de crescimento do negócio é a melhor forma de reverter essa possível situação. Além disso, a experiência e o conhecimento do gestor são fatores fundamentais para o desenvolvimento de uma administração eficiente.


No cenário atual, em que a competitividade é muito acirrada, a informação é um dos pontos chaves para todo empreendedor que deseja ser bem-sucedido, principalmente para aqueles que dependem da tecnologia. Todo dia surgem novas pesquisas e novos produtos que pretendem revolucionar o mercado, e estar sempre atento a essas mudanças é uma das maneiras de colocar-se um passo a frente da concorrência.

Vale ressaltar ainda que todo gestor deve possuir algumas premissas, como:

  • buscar a melhoria contínua nos produtos e processos da organização;
  • preocupar-se com a opinião dos clientes e dos funcionários;
  • elaborar um planejamento estratégico;
  • estabelecer metas e objetivos bem definidos e alcançáveis;
  • saber controlar as finanças.

 

A principal vantagem da gestão sistêmica está na evolução da organização como um todo. Muitas empresas demonstram grande preocupação com o setor financeiro e, por isso, mantêm a administração centralizada apenas nessa área. Outras realizam uma administração integrada, buscando a excelência em todos os setores da organização para evoluir em todos os aspectos.

Gestão Sistêmica, O Que é? Como Ela Funciona no Empreendedorismo?

Integrar todos os departamentos de uma companhia é uma tarefa desafiadora, que exige um bom gestor e uma equipe bem preparada.

Integrar todos os departamentos de uma companhia é uma tarefa desafiadora, que exige um bom gestor e uma equipe bem preparada, motivada e pronta para atuar em conjunto. Quem adota esse tipo de gestão consegue atingir um melhor desempenho financeiro e vê a administração evoluir como um todo, de modo sistêmico, integrado e capaz de garantir o sucesso completo do empreendimento.

E engana-se quem pensa que esse estilo de gestão deve ser praticado apenas pelas grandes empresas. Na realidade, quanto mais cedo o método é implantado, ou seja, logo no início do negócio, mais simples se torna a sistematização e maior é a probabilidade de a organização firmar-se no mercado.