Graduação e o Mercado de Trabalho - profissional habilitado

Hoje em dia, as corporações exigem muito mais que um diploma universitário e boas notas.

Após alguns anos de dedicação aos estudos e ao curso escolhido você pode considerar-se um profissional habilitado a ocupar uma vaga no mercado de trabalho, porém, nem sempre as empresas têm essa mesma visão dos recém-formados. Hoje em dia, as corporações exigem muito mais que um diploma universitário e boas notas. Elas querem incluir em sua equipe apenas os profissionais com as melhores habilidades, conhecimentos técnicos e práticos e responsabilidade social.

Graduação: É preciso complementar sua formação 

Dentro da faculdade você aprendeu a conviver e a trabalhar em grupo, conheceu técnicas e principalmente desenvolveu a capacidade de raciocinar para ir além das informações recebidas. Todas essas habilidades são importantes e serão necessárias para sair-se bem em seu campo de atuação, todavia, é preciso empenhar-se para ser o profissional ideal para uma empresa. Confira o que fazer para ampliar suas oportunidades de conseguir um bom emprego:

  • Aproveite o período de estudos para desenvolver ao máximo essas competências. Busque cursos extras e estágios para obter novos conhecimentos e experiências.
  • Forme uma rede de contatos profissionais. Um bom networking é extremamente útil na hora de buscar o primeiro emprego.
  • Amplie seus conhecimentos culturais. Estudar temas que não são da sua área ajuda a ser um profissional mais flexível.
  • Aprenda outro idioma. Dominar uma língua estrangeira, como o inglês, é essencial em razão do crescimento das empresas multinacionais e da constante troca de informações em nível global.

E como adquirir experiência?

Algumas habilidades exigidas pelo mercado são desenvolvidas apenas na prática, como a capacidade de negociação, a desenvoltura para expor suas ideias em público, a liderança para gerir equipes e a inteligência emocional para lidar com os colegas de trabalho.

Graduação e o Mercado de Trabalho - desenvolver novas habilidades

Durante a faculdade é possível colocar os conhecimentos adquiridos em prática, por meio de projetos voluntários ou estágios

Durante a faculdade você pode aperfeiçoar essas competências participando de uma Empresa Júnior (empreendimentos subsidiados pela universidade) ou prestando serviço voluntário na sua área de graduação a uma organização sem fins lucrativos.  Colocar os conhecimentos adquiridos na sala de aula em prática é essencial para que o recém-formado sinta-se mais confiante e tenha clareza de seu potencial.

Outra maneira muito eficiente de desenvolver tais aptidões e ter contato direto com o mercado é realizar um estágio, mesmo que a atividade não seja remunerada. Quase todas as grandes empresas contratam jovens por meio de estágios, a fim de treinar o estudante de acordo com a cultura organizacional, contando com a possibilidade de adicioná-lo ao quadro de funcionários, posteriormente, de acordo com o desempenho desse novo profissional.

Coaching é um grande aliado

O método de desenvolvimento pessoal e profissional é uma excelente ferramenta para ampliar competências e potencializar habilidades, o que contribui bastante para a conquista do primeiro emprego.