reuniões assuntos simples delicados

A reunião é um momento crucial para mostrar eficiência e conseguir um maior destaque dentro da organização.

As reuniões costumam ser uma realidade comum a todos os colaboradores de uma empresa, independentemente do cargo que se ocupa. Seja para tratar de assuntos simples ou mais delicados, esse tipo de encontro muitas vezes é encarado como uma prova de fogo pelos profissionais. A reunião é um momento crucial para mostrar eficiência e conseguir um maior destaque dentro da organização.

Para aqueles que são tímidos ou possuem dificuldade para falar em público, há pequenos hábitos que podem ajudar a passar por esse momento com naturalidade e segurança para demonstrar suas melhores características profissionais. Confira:

Preparação

Quando se conhece o assunto e todos os conteúdos que serão abordados no encontro, fica mais simples expor sua opinião e responder aos possíveis questionamentos dos colegas. Estude bastante o tema da reunião, treine suas falas e pense nas questões que poderão ser feitas durante a sua apresentação. Com isso, as chances de você ser surpreendido e ficar sem saber como agir se tornam bem menores.

Não se atrase

No mercado de trabalho os atrasos são vistos como falta de compromisso e de responsabilidade. Numa reunião em que estarão outros funcionários e gerentes, chegar atrasado demonstra falta de respeito e de consideração com os afazeres dos outros. Afinal, enquanto eles esperam por você, poderiam estar resolvendo outras questões. Portanto, compareça ao local com antecedência e aproveite esse tempo para rever suas anotações e apontamentos.

Tranquilidade é um diferencial

Respire e tente ficar o mais calmo possível para pronunciar bem as palavras e falar pausadamente, de modo que a comunicação seja favorecida. Lembre-se de que você estudou e agora domina o assunto, então, não precisa ficar ansioso. Gesticule e interaja com as pessoas, isso contribui para quebrar a tensão e demonstrar autoconfiança.

Seja objetivo, esqueça o medo e mostre seu trabalho da maneira mais clara possível.

Seja objetivo, esqueça o medo e mostre seu trabalho da maneira mais clara possível.

Não fale em excesso nem pouco demais

Apresente seus argumentos de maneira clara e direta. Fale quando for necessário, quando for solicitado e quando receber questionamentos. Não tenha medo de expor sua opinião, desde que ela esteja bem estruturada e preste atenção em tudo o que os outros dizem para dar sugestões realmente eficientes, que possam contribuir para o crescimento da empresa. Assim, seus superiores certamente irão olhar com bons olhos sua atuação.

Mostre o seu melhor

Seja objetivo, esqueça o medo e mostre seu trabalho da maneira mais clara possível. Tenha em mente que você está ali porque é capaz de contribuir de alguma forma e aposte no seu potencial para demonstrar aos seus superiores que é um bom funcionário e que pode ter uma carreira profissional de sucesso dentro da organização.