curriculum vitae

Dicas para preparação de um bom currículo

Preparar um bom currículo é o primeiro passo para conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Independentemente do cargo pretendido, apresentar as informações corretas e de maneira clara e objetiva é fundamental para aumentar as chances de conseguir um emprego.

As empresas recebem inúmeros currículos todos os dias e o que faz um deles diferenciar-se dos demais não é o tipo de papel, uma foto inusitada ou uma fonte cheia de detalhes. O que faz a diferença é o conteúdo e a maneira como ele é apresentado.




Ao ler o documento, o recrutador quer ter uma ideia do perfil profissional do candidato: suas habilidades, experiências, nível de conhecimento, interesses, entre outros detalhes. É por isso que o currículo deve ser algo bastante original. Preencher modelos pré-formatados é um erro, pois podem deixar de fora características importantes, capazes de destacar o indivíduo dos demais concorrentes. Versões prontas servem de inspiração e nada mais.

Na hora de organizar os dados é fundamental pensar no selecionador. Ele tem a tarefa de analisar uma pilha de currículos muito parecidos e certamente o que ele necessita é que as informações sejam relevantes, objetivas, claras e apresentadas com uma formatação que não seja cansativa.

Confira algumas dicas para elaborar um currículo perfeito:

– Use papel de qualidade, em formato A4, branco e sem relevo.

– Evite molduras, bordas e imagens, afinal, é um documento formal e não um panfleto publicitário.

– Acrescente foto apenas se for uma exigência da empresa.

– A fonte deve ser preta e simples. Escolha Times New Roman, Verdana ou Arial.

curriculum para vaga de emprego

Todas as carreiras profissionais de sucesso começam com esse pequeno passo: elaborar um bom currículo.

– O tamanho da letra pode variar de 10 a 12. Se for menor, cansa a visão, e maior, parece que o candidato quer “esticar” as informações sobre sua carreira profissional.

– Escreva corretamente. Isso não significa ter que usar linguagem rebuscada, mas formal, seguindo as regras gramaticais e ortográficas.

– Depois do documento pronto, releia e passe o texto pelo menos por um corretor ortográfico online. Jamais entregue um currículo com erros.

– Tente resumir tudo numa única folha e não ultrapasse o limite de duas páginas. O selecionador não tem tempo de sobra e certamente descartará os currículos extensos.

Todas as carreiras profissionais de sucesso começam com esse pequeno passo: elaborar um bom currículo. Seguindo essas dicas, você certamente terá mais oportunidades de conquistar um espaço no mercado.

Confira alguns materiais extras que disponibilizamos:

 

Vídeo – Como fazer um currículo atrativo – Max Gehringer


 

Apresentação – Dicas para um bom currículo – Sérgio Lacerda

 

 

Artigos Recomendados

Dicas para o currículo perfeito – Revista Época

7 Dicas para um currículo perfeito – Revista Forbes