figuras inspiram motivam funcionários

A presença de um líder pode até causar incômodo inicialmente, mas o bom comandante é aquele que deixa sua marca de forma positiva, contribuindo com o crescimento de seus colaboradores.

No mundo corporativo, há sempre algumas figuras que inspiram e motivam os funcionários a começar ou a desenvolver uma carreira profissional. Num ambiente de trabalho, a presença de um líder pode até causar incômodo inicialmente, mas o bom comandante é aquele que deixa sua marca de forma positiva, contribuindo com o crescimento de seus colaboradores.

Identificando o profissional

O grande líder pode ser reconhecido por meio de algumas características que ele apresenta naturalmente. Além de sua presença imponente e carisma, ele sempre chama a responsabilidade para si, assume os erros e não externa seus problemas. Determinado, sabe aconselhar e acompanhar sua equipe, mas mantém a disciplina e, com firmeza, diz não com bons argumentos em uma discussão.

Além dessas características, ele também sabe passar adiante sua experiência e, por meio da inspiração e do trabalho, consegue formar novos diretores para o futuro. Seu legado – nome dado a essa transmissão de conhecimento – é a prova de sua competência como gerente e deve ser deixado para os substitutos escolhidos.

Tomando como exemplo um profissional experiente, é fácil olhar para sua carreira e diferenciar o chefe ditador do líder que deixou um legado positivo. Utilizando a liderança no dia a dia, o líder motivador colabora com a formação de caráter dos funcionários, com o crescimento da empresa e deixa sua marca como um bom parceiro de trabalho, gerando excelentes resultados de forma natural.

Como transmitir boas impressões

Para deixar um legado assertivo, o grande líder deve:

  • Estar sempre junto com seus subordinados, principalmente durante as fases mais difíceis;
  • Trabalhar muito e ter paciência, pois, muitas vezes, os resultados não virão rapidamente;
  • Saber delegar tarefas e controlar adequadamente seus profissionais;
  • Ter domínio das emoções e saber lidar com elas da melhor forma;
  • Manter a honestidade e a integridade, visando sempre o crescimento de todos;
  • Não se deixar levar pela posição ou cargo, tornando-se uma figura autoritária;
  • Ser neutralizador, ou seja, não tomar partido para resolver os problemas;
  • Estar disposto a compartilhar.

 

Muita gente acredita que a liderança é um dom, uma característica que nasce com o indivíduo. De fato, existem pessoas que têm esse talento nato, porém exercitando algumas habilidades é possível desenvolver esse tipo de perfil. O contato e a referência de outras figuras importantes são fundamentais para que novos comandantes apareçam.

talento nato habilidades desenvolvidas

O contato e a referência de outras figuras importantes são fundamentais para que novos comandantes apareçam.

Lembre-se de que o bom líder forma novos líderes e está preparado para passar adiante seus conhecimentos e suas experiências. Por isso, aproveite as oportunidades disponíveis em seu ramo de atuação para tornar-se um deles e crescer profissionalmente.