curso de idiomas

Ao longo da carreira profissional, estudar línguas estrangeiras contribui ainda para o desenvolvimento pessoal

Ao elaborar um currículo, algumas competências já são esperadas: escolaridade, especialização e experiência profissional. No entanto, com os avanços científicos e tecnológicos, novas demandas são ditadas pelo mercado de trabalho cada vez mais competitivo e globalizado. Para concorrer a uma vaga de emprego, apresentar um diferencial é altamente recomendado. Além de dominar a língua materna, aprender novos idiomas passou a ser essencial no aperfeiçoamento das carreiras profissionais. Com a expansão dos negócios, o requisito tem sido exigência básica não apenas de empresas brasileiras como de multinacionais.

Ao longo da carreira profissional, estudar línguas estrangeiras contribui ainda para o desenvolvimento pessoal, ao possibilitar o conhecimento de novas culturas, e também para o melhor desempenho de atividades acadêmicas, como a possibilidade de participação em congressos no exterior. Geralmente, os idiomas Inglês e Espanhol são os mais procurados e exigidos pelas corporações em um currículo. Em outras situações específicas, aprender Francês, Chinês e Japonês também chega a ser necessário à formação.

Cuidados que devem ter com o currículo

Diante da ansiedade em se adequar às exigências, muita gente acaba fazendo cursos aleatoriamente, sem estar atento ao perfil da área onde atua ou deseja trabalhar. Antes disso, é preciso saber quais são as línguas exigidas por cada empresa.

Outra situação comum e que deve ser evitada é julgar dominar vários idiomas quando se tem apenas nível básico de cada um. Na prática, isso significa que você não compreende nenhum deles efetivamente. Quando precisar fazer uso do conhecimento, não terá condições de desenvolver um diálogo fluente em uma reunião de negócios, por exemplo. De preferência, invista em um novo curso somente após se especializar no anterior.

curriculum e diferencial

Para concorrer a uma vaga de emprego, apresentar um diferencial é altamente recomendado

Tendência e oportunidade

Com a realização da Copa Mundial de Futebol no Brasil, em 2014, a procura por cursos de idiomas já começou a crescer. Isso porque o evento será responsável pela vinda de pessoas de países do mundo todo e irá gerar muitas oportunidades de emprego em diversos negócios locais, como hotelaria, gastronomia e transporte. Logo, estar capacitado em uma língua estrangeira, sobretudo inglesa, será essencial para atender ao público.

É importante ressaltar que, antes de iniciar um curso de idioma, é necessária uma autorreflexão sobre o que, de fato, o motiva a encarar o novo desafio. Independentemente das exigências do mundo moderno, a iniciativa só será válida se você se sentir estimulado. Perceba que benefícios serão trazidos para a sua vida e se eles são fundamentais. É preciso estar motivado e querer aprender. Do contrário, você certamente vai acabar desistindo no meio do caminho e todo esforço terá sido em vão.

Acompanhe uma matéria que mostra um pouco a situação atual dos profissionais e empresas relacionadas a este assunto:

Curta e compartilhe nosso artigo!

Crédito Imagens:

http://spiceuptheroad.files.wordpress.com/

http://tearh.com.br/