Organizar o seu trabalho, otimiza seu tempo

Organizar o seu trabalho, otimiza seu tempo

Investimento na carreira é fundamental para se destacar no mercado de trabalho, porém, existem alguns pormenores que facilitam o trajeto até o sucesso profissional. A organização no trabalho é um deles: o colaborador organizado obtém, mais rapidamente, resultados na vida pessoal e corporativa.

Graduação, especializações e experiência podem ser ainda mais potencializadas pelo profissional organizado. O colaborador disposto a estruturar as tarefas e o tempo aproveitará todos os conhecimentos para realizar suas demandas de forma eficaz.


Cuide do seu tempo

Vida e trabalho são duas esferas distintas, contudo, a desorganização pode misturá-las, o que prejudicará a qualidade de vida do funcionário. Por isso, atente-se a algumas dicas de organização:

1)    Diariamente, defina quais são as prioridades daquele dia. Para o trabalho, questione: quanto tempo dedicar a cada tarefa, para que não haja atrasos ou acúmulos? Esse hábito conscientizará o processo de divisão de atividades, gerando mais tranquilidade e produtividade.

2)    Evite distrações durante o horário de trabalho para que não seja preciso levar demandas para casa.

 

trabalho organizado

Organize-se

Alguns recursos acessíveis facilitam a organização e otimização de atividades. Todavia, os imprevistos e acúmulos do dia a dia vão desbotando a importância deles em nossa memória. Aqui, reavivamos algumas soluções práticas:

1)    Abuse da anotação. Esteja sempre com um caderno de anotações por perto. Assim, informações discutidas nas reuniões, por exemplo, não serão perdidas, evitando o atraso no desenvolvimento de demandas. Além disso, a anotação é uma boa estratégia para não perder nenhuma informação importante.

2)    A imprescindível agenda. Para evitar esquecimentos e desgaste com clientes e/ou chefes, inclua na agenda todos os compromissos. Um hábito positivo, para evitar imprevistos, é verificar a agenda à noite, antes de sair do trabalho, para saber quais serão as ocupações do dia seguinte.

3)    Organize os arquivos do computador. As pastas e documentos podem estar tão bagunçados e perdidos quanto os objetos que ficam sobre as mesas. Não desperdice tempo à procura destes arquivos, reserve um dia para organizá-los e siga com este hábito. Outra dica importante é: faça o mesmo com o e-mail. Crie pastas de acordo com clientes, temas e datas para não se perder entre tantas correspondências eletrônicas.

 

Leia mais sobre o assunto no artigo “Ambiente de trabalho organizado e suas vantagens“, no Blog SBCoaching