gestão  conhecimento

A valorização das capacidades intelectuais dos colaboradores, é o grande diferencial de uma organização que investe na gestão do conhecimento.

A importância de oferecer espaços que proporcionem e incentivem o desenvolvimento das relações interpessoais e da capacidade de comunicação dos colaboradores é cada vez mais evidenciada nas empresas. Grandes corporações como Google, Petrobras, Vale e Rede Globo, investem constantemente em metodologias e estruturas de trabalho que propiciam uma maior interação e permitem que as pessoas desenvolvam suas atividades próximas uma das outras, compartilhando experiências e gerando novos conhecimentos a serem utilizados e repassados por toda a empresa.

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A valorização das capacidades intelectuais dos colaboradores, como criatividade, raciocínio lógico e rápido, visão holística do negócio e outras competências, é o grande diferencial de uma organização que investe na gestão do conhecimento e, assim, consegue atingir bons resultados.

A gestão do conhecimento visa estimular e facilitar o uso e a produção de conhecimentos organizacionais que devem ser compartilhados. Pesquisas recentes apontam que a disponibilização de espaços mistos, locais onde colaboradores podem trocar opiniões e conversar sobre o trabalho, contribui para a criação de vantagens competitivas para a empresa.

Os benefícios são vários. A interação entre as pessoas promove um maior desenvolvimento pessoal e social, o que gera confiança e senso de pertencimento, dois fatores extremamente necessários para que o colaborador se sinta seguro no ambiente em que trabalha e comece a compartilhar todo o conhecimento que possui dentro da organização.

desenvolvimento pessoal social

É fato que uma equipe que se entende e compartilha dos mesmos interesses trabalha melhor.

Nas empresas com espaço para interação, o ambiente de trabalho se torna mais leve, menos estressante e mais criativo e colaborativo, o que ajuda a estabelecer uma melhor relação entre os membros da organização. É fato que uma equipe que se entende e compartilha dos mesmos interesses trabalha melhor.

São as pessoas que realmente fazem as coisas acontecerem dentro de qualquer organização, pois só quem lida com determinada atividade sabe como ela funciona, reconhece erros, analisa problemas e assim melhora os processos. A disseminação de todo esse conhecimento gera o aprendizado e o crescimento organizacional, que deve ser aprimorado continuamente.

Vale ressaltar ainda que, para que a gestão do conhecimento gere resultados, além do espaço físico, é fundamental que a empresa ofereça aos funcionários o tempo necessário dentro do horário de trabalho para que a equipe tenha a possibilidade de desenvolver esse aprendizado organizacional.

Organizações que trabalham com a gestão do conhecimento consideram as horas de interação como horas produtivas, afinal, a troca de experiências produz resultados positivos para os negócios, aprimorando as capacidades intelectuais dos colaboradores e mantendo-os mais motivados e comprometidos.