integração de colaboradores

É de extrema importância que o gestor, junto com o RH, preparem um plano de ação visando a integração dos colaboradores

Hoje, cada vez mais, as pessoas acabam passando mais tempo no trabalho do que com seus parentes e amigos. Se você passa horas do dia com um certo grupo de pessoas, nada mais lógico do que ter um bom relacionamento com eles, certo? Bom, pelo menos na teoria, sim, só que sabemos que nem sempre isso acontece. Às vezes, por falta de afinidade, nem sempre o clima na equipe é tão agradável, principalmente quando se trata de novos funcionários que acabam se sentindo deslocados no grupo.




Nem todo mundo tem tempo de participar de Happy Hours, e festas de fim de ano acontecem apenas uma vez no ano, então o que pode ser feito para integrar os novos colaboradores da empresa? Nessa hora, é necessário que entre em ação um personagem muito importante: o gestor da área. Ele é o responsável por integrar esse novo funcionário no setor, não só apresentando os outros colaborados, mas principalmente acompanhando de perto seu desenvolvimento e dando uma atenção especial à ele. Se isso não for o suficiente, é de extrema importância que o gestor, juntamente com o RH, preparem um plano de ação visando a integração dos novos membros com o restante da equipe.

dinâmicas de grupo

É válido fazer dinâmicas para que eles se conheçam, troquem experiências e possam se sentir mais confortáveis

O que pode ser feito para realizar a integração de funcionários?

No caso do departamento de RH, se entrarem várias pessoas novas de uma vez, é válido fazer dinâmicas para que eles se conheçam, troquem experiências e possam se sentir mais confortáveis. Além disso, quando houver a contratação, é necessário fazer a apresentação do funcionário em todos os setores, de uma maneira informal. No caso da área onde o funcionário vai trabalhar, uma solução para o gestor é coloca-lo para trabalhar com alguém mais experiente, assim, além de adquirir experiência, esse funcionário ganha motivação, inclusive na hora de tirar uma dúvida.

É aconselhável que os setores tenham planos de ação definidos antes mesmo da chegada de um novo funcionário, assim, não haverá desorganização ou constrangimentos quando uma pessoa integrar a equipe. Tais planos podem, e devem, ser estudados com o RH, mas o apoio da equipe na elaboração dos mesmos é bem-vinda.

Com um setor onde as pessoas se dão bem e têm, pelo menos, o mínimo de intimidade, o trabalho flui de uma maneira melhor pois os colaborados estarão aptos para trabalhar em equipe. Tal atitude beneficia não só a integração de colaboradores, mas a empresa como um todo.