Lealdade no ambiente de trabalho - fidelidade compromissos

Por muitos anos a lealdade foi considerada uma das principais características do colaborador ideal.

Lealdade é uma palavra que vem sendo cada vez menos usada no ambiente corporativo em razão da elevada competitividade de mercado. O termo sugere fidelidade aos compromissos assumidos com outra pessoa ou com uma empresa, o que implica em proceder de acordo com princípios que envolvem noções de honra e de dever.

Por muitos anos a lealdade foi considerada uma das principais características do colaborador ideal. O profissional que permanecia por décadas no mesmo emprego era muito bem-visto não só dentro da própria empresa, mas, por todo o mercado de trabalho. Entretanto, com o passar do tempo, esse paradigma mudou.



Hoje, mais conscientes de seus direitos, os funcionários sabem que podem buscar melhores oportunidades sempre que não encontrarem, na organização, os subsídios necessários para a construção de uma boa carreira profissional.

A perda constante de talentos, muitas vezes, não é resultado da deslealdade dos colaboradores, e sim, do descuido dos gestores que se esquecem de que lealdade é um valor que precisa ser recíproco. É simples: se o profissional não recebe nenhum tipo de reconhecimento pelo trabalho – promoção, mais autonomia, ajuda de custo para cursos, gratificação por metas atingidas ou qualquer outro benefício – ele não tem motivos para permanecer na empresa caso surja uma proposta melhor.

Por isso, para garantir a permanência e poder esperar lealdade do colaborador, a organização precisa mostrar-se leal a ele, ou seja, demonstrar interesse por ele, deixando claro que o objetivo maior é um crescimento mútuo. Veja como fazer isso:

O profissional certo na função certa

O colaborador que faz aquilo que domina e que gosta, trabalha com mais motivação, sente-se mais livre para realizar as atividades da melhor maneira possível e se vê mais integrado à empresa.

Prestígio social

O ambiente de trabalho apresenta uma hierarquia bem definida, na qual todos desejam conquistar posições mais altas. Desse modo, um cumprimento do chefe pelo bom serviço, um elogio em público ou um prêmio por algo realizado são muito significativos e ajudam a construir o sentimento de gratidão.

Lealdade no ambiente de trabalho - integrado empresa

Todo colaborador almeja um futuro melhor, mesmo que já tenha algo bom no presente.

Compensação material

O dinheiro não é o principal fator para a permanência de uma pessoa numa companhia, todavia, é o mais palpável e, sem dúvida, é um dos elementos fundamentais, pois o funcionário precisa suprir suas necessidades materiais.

Probabilidade de crescimento

Todo colaborador almeja um futuro melhor, mesmo que já tenha algo bom no presente. Cabe à empresa oferecer isso a ele ou deixar que algum concorrente ofereça antes.