procurar auxílio coaching

Os funcionários são incentivados a descobrir suas principais dificuldades e limitações, assim como a elaborar meios para superar os obstáculos e alcançar os objetivos.

Frequentemente, um líder se depara com problemas de desempenho dos funcionários da empresa a que pertencem. Esse tipo de situação deve ser resolvido rapidamente, evitando grandes complicações e, consequentemente, prejuízos. Uma das soluções é procurar auxílio no coaching. Entre as vantagens desse método, está a economia de tempo, pois o processo ajuda na visualização dos principais desafios e possibilita compreender a melhor forma de superá-los.

Ação do coach na empresa

Durante a tomada de decisão, um dos caminhos que podem ser seguidos pelo coach é a identificação dos “gaps” (lacunas) existentes no processo, avaliando o desempenho do colaborador a partir de situações-problema e verificando as competências que precisam ser desenvolvidas. Desse modo, os funcionários são incentivados a descobrir suas principais dificuldades e limitações, assim como a elaborar meios para superar os obstáculos e alcançar os objetivos.

Importância do relacionamento

Embora existam diferentes métodos de coaching, todos têm como principal objetivo estimular e desenvolver o potencial dos colaboradores, auxiliando-os a vencer problemas externos e internos, inclusive aqueles relacionados à insegurança, desmotivação e dificuldades pessoais que possam interferir em sua prática na organização. A comunicação interpessoal entre o empregado e o líder coach é a base para o sucesso do método, pois um bom relacionamento gera confiança e colaboração. A partir de uma relação em que o colaborador confie em seu superior a ponto de agir sem receio de ser julgado ou criticado, e também em que haja comprometimento de ambas as partes envolvidas, o ambiente de trabalho se torna mais prazeroso e, consequentemente, há uma significativa melhora no rendimento final. Com o trabalho do coach, os funcionários aprendem a tomar a iniciativa, além de tornarem-se mais autoconfiantes e aptos a assumirem maiores responsabilidades dentro da empresa, sendo colaboradores ainda mais valiosos.

desenvolvimento funcionários

A comunicação interpessoal entre o empregado e o líder coach é a base para o sucesso do método, pois um bom relacionamento gera confiança e colaboração.

Colaboração

A partir do momento em que a disputa pelo poder e os níveis hierárquicos assumem uma nova perspectiva, pois todos os cargos são considerados igualmente importantes e indispensáveis, a equipe se torna mais motivada e autossuficiente. Uma liderança com o processo de coaching auxilia no desenvolvimento do potencial dos funcionários a partir de uma boa comunicação, confiança e comprometimento. Com este método diferenciado, as pessoas aprendem a conhecer a si próprias e a superar seus limites, em vez de apenas executar as tarefas automaticamente.