feedback

Manter um bom relacionamento com seus colaboradores é fundamental

Ser líder requer equilíbrio para executar bem suas obrigações, porém, nem todos os que ocupam cargos de liderança estão à vontade para praticar o feedback com sua equipe. O líder é o integrante responsável por motivar e conduzir o time ao sucesso e o feedback é processo fundamental para acertar aspectos que impedem o desenvolvimento de projetos e equipes.

As dúvidas e inseguranças, contudo, são inevitáveis. Distinguir a linha tênue entre o profissional e o pessoal é a chave para gerenciar a equipe em momentos de esclarecer os pontos a melhorar.

Torne o feedback um aliado

O feedback saudável está pautado em alguns posicionamentos que não devem ser esquecidos. O líder deve, inicialmente, refletir sobre as atitudes do colaborador. Se elas se tratarem de incômodos que partiram apenas de ações pontuais, talvez não devam ser mencionados, pois podem ser comportamentos que não se repetirão. Para feedbacks negativos, as emoções não devem tomar a dianteira da situação, antes de apresentar os pontos a melhorar, esteja sereno e seguro dos assuntos que abordará.

A devolutiva pede discrição, desta forma, reserve um ambiente privado para que você e o funcionário possam conversar sem receio de interrupções. Muitas vezes, como na vida pessoal, fica difícil perceber os erros, especialmente, os que atrapalham os colegas de trabalho. Portanto, dê abertura ao colaborador para que apresente o ponto de vista dele, que pode ser oposto ao seu e repleto de argumentos válidos. No caso do feedback, não há verdade absoluta, pois se trata de percepções.

Aproveite a oportunidade para expor também os pontos positivos, pois o funcionário deve ter consciência das suas boas entregas, qualidades e talentos.

Por fim, não esqueça de agendar uma nova data de encontro, no qual levantará dados para verificar se houve melhora ou não no desempenho do colaborador.



Caminhe junto com o coaching

O líder que deseja estruturar suas habilidades de liderança, especialmente a relação com seu time, deve contar com os benefícios do coaching. Esse processo fortalecerá suas qualidades e moldará o caminho para as mudanças.

Com o coaching, o líder conhecerá mais de si mesmo e determinará seus objetivos, metas e saberá suscitar o desejo de vitória em seu time, proporcionando melhores resultados.

 

Leia mais sobre o assunto no artigo “A importância do feedback para um colaborador“, no Blog SBCoaching.