homens trabalho escritorio

Algumas dicas úteis para evitar a perda de foco no trabalho e desenvolver a carreira profissional.

Em um ambiente profissional, são muitas as distrações que podem fazer um funcionário perder o foco: smartphones, e-mails, redes sociais, telefone, conversas com colegas. Com isso, a produtividade pode ser prejudicada, e a entrega de tarefas ou de projetos pode atrasar.

Confira a seguir algumas dicas úteis para evitar a perda de foco no trabalho e desenvolver a carreira profissional:





Seja pontual: comece sua jornada no horário correto. Isso o ajuda a estar preparado para as tarefas do dia sem a pressa de quando se está atrasado.

Estabeleça prioridades: faça uma lista com as principais tarefas, começando pelas que têm maior prioridade. Assim, você saberá o que deve ser entregue com maior urgência e manterá o foco.

Elimine as distrações: redes sociais e smartphones devem ser usados apenas no tempo livre. Evite que eles tirem sua atenção no que está sendo feito, pois algumas distrações podem gerar retrabalho.

homem trabalhando smartphone

Redes sociais e smartphones devem ser usados apenas no tempo livre, evite que eles tirem sua atenção.

Prefira qualidade à quantidade: com uma organização das tarefas e do tempo, fica fácil empenhar-se no que é mais importante e fazer tudo com qualidade. Se não tiver tempo o suficiente, faça o que puder com qualidade e estenda o prazo do restante.

Organize-se: manter uma agenda ou caderno com tarefas da semana e prazos de entrega é bastante produtivo e melhora o desempenho.

Seja saudável: manter hábitos saudáveis é indispensável para a vida profissional, por isso, durma bem e cuide do seu corpo. Isso trará mais disposição para encarar o dia a dia.

Relaxe: o estresse pode prejudicar o seu desempenho. Procure relaxar no tempo livre, pois isso trará melhor qualidade de vida no trabalho.

Use fones de ouvido: caso haja conversa excessiva em sua sala, ouvir uma música de sua preferência o ajuda a não distrair-se. Algumas empresas já até possuem regras de não incomodar quem está utilizando os fones.

Cafezinho com moderação: café ou chá ajudam a manter o foco, mas tome-os com moderação.

homem trabalho notebook

Café ou chá ajudam a manter o foco, mas tome-os com moderação.

Faça intervalos: a mente precisa de momentos de descanso. Então, quando terminar alguma tarefa, permita-se tirar de 5 a 10 minutos de intervalo para um lanche ou café, pois assim você conseguirá produzir mais.

Seguir apenas uma dessas dicas já será de bom tamanho, pois cada profissional tem suas características próprias e dificuldades que se sobressaem. Vale ressaltar que alguns conselhos podem ser combinados para auxiliar ainda mais a manter o foco no trabalho e aumentar a produtividade. Veja o que mais o interfere em seu dia a dia e teste os artifícios que melhor trouxerem resultados.