MARKETING E RH - CONHEÇA MAIS SOBRE ESSAS ÁREAS IMPORTANTÍSSIMAS PARA EMPRESA

Hoje em dia, a parceria entre essas duas áreas é fundamental para o sucesso organizacional, já que ambas trabalham com o foco em manter pessoas, sejam os colaboradores ou os clientes .

MARKETING E RH

É bastante comum encontrarmos empresas nas quais os departamentos de marketing e recursos humanos (RH) não trabalham de maneira conjunta. As reuniões estratégicas de marketing são realizadas sem a presença da equipe de RH e as definições de treinamentos para colaboradores são feitas sem um representante do setor de estratégia.




Hoje em dia, a parceria entre essas duas áreas é fundamental para o sucesso organizacional, já que ambas trabalham com o foco em manter pessoas, sejam os colaboradores (RH) ou os clientes (marketing). Uma empresa, mesmo trabalhando com muitos consumidores, pode perder bastante se um colaborador oferecer a eles um atendimento de má qualidade. Da mesma forma, a empresa pode ser extremamente prejudicada com a saída de um funcionário exemplar. Assim, as organizações precisam ter sempre a preocupação de disponibilizar condições favoráveis para manter seus profissionais e clientes.

Desenvolvendo objetivos

Cada vez mais é possível encontrar nas empresas funcionários cansados, desgastados, desmotivados e que não se envolvem com as causas da organização. Isso acontece devido ao fato dos empregados serem atraídos para as empresas por motivos muito específicos e, algumas vezes, equivocados, como puro ganho financeiro, crescimento rápido na carreira profissional ou, apenas, por demandas operacionais do mercado de trabalho. Tais razões não são suficientes para manter funcionários competentes.

Como aliar os departamentos

A solução para esse problema perpassa tanto o setor de RH quanto o de marketing, por meio de ações integradas. O primeiro passo é a identificação dos projetos mais lucrativos. Em seguida, é necessário realizar uma análise sobre  os consumidores desse produto, procurando descobrir seus valores e propósitos. Com essas informações, a empresa deve elaborar estratégias para incorporar tais características e para que haja um reconhecimento entre os clientes e a organização.

ações integradas

O trabalho dos dois setores é, portanto, elaborar ações em conjunto que permitam a realização de cada etapa necessária para gerar bons resultados na organização.

Esse é um ponto fundamental da união entre o Marketing e o RH: será que os treinamentos propostos para os colaboradores, sendo gestores ou não, consideram os interesses de ambas as partes? Caso a resposta para essa pergunta seja negativa, a empresa está formando seus colaboradores de maneira incorreta e, certamente, está transmitindo uma imagem inadequada. Por fim, a empresa deve pensar em como selecionar e manter pessoas que refletem os mesmos valores e objetivos, formando um forte grupo.

O trabalho dos dois setores é, portanto, elaborar ações em conjunto que permitam a realização de cada etapa necessária para gerar bons resultados na organização. Assim, tanto os clientes quanto os colaboradores finalmente estarão em sintonia com as mesmas intenções, promovendo relações sólidas e duradouras.

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