Motive e ganhe a confiança de seu time

87
motivar conquistar confiança equipe
O gestor deve lembrar-se de que seu time é formado por pessoas, e que elas possuem sentimentos, necessidades, dúvidas e sonhos próprios.

O papel de um bom líder vai muito além de delegar tarefas de forma coerente aos seus liderados. Para garantir bons resultados, ele precisa saber motivar e conquistar a confiança de sua equipe a fim de extrair o melhor de cada colaborador.

Para isso, o gestor deve lembrar-se de que seu time é formado por pessoas, e que elas possuem sentimentos, necessidades, dúvidas e sonhos próprios, sendo diferentes umas das outras. Confira alguns passos que podem ser úteis na hora de conduzir uma equipe:

Criar uma boa reputação

Crie um bom conceito sobre você e sobre o que espera de seu grupo. Pesquisas comprovam que a primeira impressão é de fato a que fica, por isso seja verdadeiro e gentil com as pessoas a sua volta desde o início do relacionamento.

Um bom convívio é o primeiro passo para o sucesso. Desenvolva um ambiente agradável, faça que as tarefas se tornem prazerosas e esteja sempre próximo dos seus colaboradores.

Fazer o que foi subordinado

Uma equipe só fará o trabalho de maneira excelente se for motivada por seu líder e o principal fator para a motivação de cada membro do time é o empenho de seu superior. Quem lidera um grupo precisa demonstrar dedicação às tarefas, prazer ao trabalhar e respeito às normas da empresa. O líder é o espelho de seus liderados, portanto, dê o melhor de si.

Preparar bem o caminho

Esteja atento às necessidades de seus colaboradores, proporcionando um ambiente de trabalho adequado e um salário compatível. Considere o relacionamento de cada um com as pessoas ao seu redor e demonstre que está ao lado deles, mostrando disposição para fazê-los crescer dentro da empresa. Prepare a rota para que cada membro consiga caminhar sozinho, com autonomia, melhorando a qualidade e agilizando suas atividades. Veja algumas dicas para preparar esse caminho:

  • Ajude no aprendizado e no desenvolvimento de cada um;
  • Dê abertura para que as tarefas sejam executadas da maneira que o colaborador achar conveniente, incentivando a inovação e a criatividade;
  • Faça sempre a solicitação do que está sendo realizado e também dê feedbacks avaliando o desempenho;
  • Contemple os melhores com premiações e reconhecimentos.

 

extrair melhor colaborador
Seus subordinados começarão a ter mais confiança em você e a motivação de todos aumentará.

Siga essas dicas e veja como o seu ambiente de trabalho irá melhorar. Seus subordinados começarão a ter mais confiança em você e a motivação de todos aumentará.

Comentários
Compartilhar
AnteriorMelhore a qualidade de vida no trabalho
PróximoBusca pelo Emprego Novo – Mantenha o Entusiasmo
Villela da Matta é fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCOACHING Corporate. Um dos maiores especialistas em business coaching do país, Villela da Matta atuou em organizações como Mercedez-Benz , Deutshe Telekom e participou da formação de mais de 20 mil coaches em mais de uma década de trabalho dedicado ao desenvolvimento do potencial humano, tornando-se conhecido pelo estilo único de transformação de alto impacto. É o primeiro master coach do Brasil, publicando os títulos “Estratégias Avançadas de Vendas” e “Engajamento Total” em parceria com Flora Victoria e Brian Tracy.