mudança carreira momento certo

O melhor modo de reduzir os resultados negativos de uma troca de carreira é realizando um planejamento.

São muitos os trabalhadores que, ao longo de sua carreira profissional, pensam em mudar de ramo.  Porém, quando parece ser a hora certa de fazer a modificação, surgem várias dúvidas, tais como: é isso o que eu realmente quero?  Este é o momento certo para fazer esta escolha? Não vou me arrepender depois? Estou realmente disposto a enfrentar os novos desafios que virão junto a essa mudança de carreira?



O que fazer antes de decidir

– O melhor modo de reduzir os resultados negativos de uma troca de carreira é realizando um planejamento. Você deverá analisar sua carreira e descobrir quais os reais motivos pelos quais deseja mudar de ramo. Muitas vezes, a insatisfação está muito mais ligada ao desenvolvimento da carreira que da atividade desempenhada. Entender as razões pelas quais deseja fazer uma mudança é fundamental e é a primeira etapa do planejamento.

– É preciso identificar suas necessidades, objetivos, sonhos, habilidades, pontos positivos e os pontos para melhorar. Esclarecer essas questões é essencial para que você tenha uma visão mais abrangente de sua carreira e vida profissional.

– Busque por profissionais capacitados que possam auxiliá-lo nesse processo. Uma opção muito recomendada é o coaching de carreira. Especializado em comportamento pessoal e profissional, esse processo irá conduzi-lo na escolha de profissões adequadas às suas competências, habilidades, sonhos e objetivos, de modo que você desenvolva uma atividade prazerosa, que lhe proporcione rentabilidade e satisfação profissional e pessoal.

– Depois de descobrir qual o rumo ideal a ser seguido, procure saber quais os principais desafios da área, prós e contras, limitações e todas as informações possíveis a respeito da nova carreira.

identificar necessidades

O Coaching de carreira, irá conduzi-lo na escolha de profissões adequadas às suas competências, habilidades, sonhos e objetivos.

– É importante salientar também que, durante a mudança, haverá um período de adaptação. Por isso, prepare-se emocional e financeiramente, para não se frustrar com os possíveis resultados indesejados no início. Além disso, lembre-se também de que, em qualquer área, haverá desafios, que tendem a ser proporcionais ao tamanho da modificação.

– Caso possua família, avise-a sobre a nova etapa de sua vida, uma vez que ela também será afetada com as mudanças. Desse modo, seus familiares estarão prontos para apoiá-lo.

Mesmo que você encontre o ramo ideal, ingresse na nova carreira e esteja satisfeito em seu novo emprego, nunca deixe de procurar novos desafios, pois isso o motivará a crescer cada vez mais, e não se esqueça de planejar!