mulher executiva sucesso

Elas têm demonstrado com muita competência que são tão eficazes quanto seus colegas do sexo masculino.

Pesquisas mostram que o número de mulheres ocupando cargos de liderança tem crescido bastante nas últimas décadas. Elas têm demonstrado com muita competência que são tão eficazes quanto seus colegas do sexo masculino para assumir posições importantes e estratégicas dentro das empresas.

Dados do “International Business Report 2013”, da consultoria Grant Thornton, apontam que, atualmente, as mulheres ocupam 24% dos cargos de líder no mundo. São posições como presidente, vice-presidente e diretora. No Brasil, elas chegam a ocupar 23% da alta gestão.




Como é o desempenho dessas líderes na empresa

As mulheres compreenderam que existe uma competitividade dentro das organizações e que precisam adequar-se a esse cenário para alcançar maior destaque no ambiente de trabalho. Hoje, sabem muito bem colocar a razão na frente da emoção, porém, sem perder a ternura e a feminidade para conquistar seu espaço.

Alguns pontos positivos da personalidade feminina são destacados por especialistas em liderança como vantagens estratégicas para um empreendimento. Esses fatores são muito valorizados e fazem toda diferença na hora da escolha de um colaborador para um cargo com muitas responsabilidades:

– A mulher tem, por natureza, uma intuição aguçada. Essa percepção, muitas vezes, ajuda na hora de tomar decisões mais acertadas no trabalho;

– Possui, muitas vezes, uma comunicação mais fluída e desenvolvida que os homens, de um modo geral, tendo mais habilidade para dosar as palavras.

– A maioria das mulheres é mais persistente diante das dificuldades e tende a lutar por seus objetivos até que todas as alternativas de solução se esgotem;

– Elas são, geralmente, muito resistentes física e psicologicamente. Por isso, são capazes de suportar melhor a pressão.

líderes femininas resultado

O crescente número de mulheres no controle revela uma nova postura empresarial.

Qualidades na liderança feminina

Os homens têm muitas características favoráveis aos altos cargos de uma empresa. Mas as mulheres não ficam atrás e possuem qualidades que são indicadas aos líderes e que contribuem para uma carreira profissional bem-sucedida.

Hoje em dia, muitas empresas buscam uma líder feminina pelo fato de que, quando os resultados são observados a longo prazo, a capacidade das mulheres de gerir equipes e solucionar problemas de forma eficiente torna-se evidente e mostra-se como uma ótima vantagem competitiva.

Em muitos setores, ter mulheres no comando é de grande ajuda, já que elas, em muitos casos, são mais pacientes e possuem uma visão mais detalhada.

O crescente número de mulheres no controle revela uma nova postura empresarial. As organizações começam a enxergar mulheres e homens com igualdade, atestando que ambos são capazes de assumir um cargo com grandes responsabilidades.