homem negócios contatos

A prática de aprimorar relações e estabelecer uma rede de contatos firme, permanente e focada na troca de informações chama-se networking.

O mundo dos negócios está cada vez mais fragmentado e competitivo e, por isso, ninguém deve ficar isolado dos demais profissionais e alheio ao que acontece no meio em que atua. Estreitar relacionamentos com os colegas, líderes e clientes, mantendo com eles um diálogo franco e constante, pode resultar no surgimento de novas oportunidades.

Alimentar e fortalecer a comunicação interpessoal não é uma tarefa fácil. É preciso ter disposição para ajudar e apresentar preocupação e interesse pelo outro, evitando procurá-lo somente quando for conveniente.

A prática de aprimorar relações e estabelecer uma rede de contatos firme, permanente e focada na troca de informações chama-se networking. Quanto maior ele for, maiores são as chances de alcançar uma boa colocação no mercado de trabalho, uma vez que é mais fácil obter resultados que beneficiam a corporação.

O networking é uma ferramenta capaz de abrir portas e viabilizar o surgimento de novas oportunidades para quem o pratica. O colaborador que consegue manter um bom relacionamento com os parceiros, dentro ou fora da empresa, ganha espaço e visibilidade no mercado, sendo procurado sempre que houver uma demanda ou até mesmo o repasse de informações privilegiadas, que podem contribuir para o melhor desempenho das atividades.

Os bons resultados também podem ser obtidos com alguns clientes, que fazem questão de ser atendidos por determinados funcionários, e futuros trabalhadores da área, que acabam enxergando o colaborador como um exemplo de profissional. Ambas as situações elevam o nome da empresa e cumprem o papel de conquistar pessoas, mantendo, para isso, uma relação de reciprocidade.

rede de contato

Um bom networking tem como bases confiança e comunicação constantes com todos aqueles que fazem parte da rede.

Visitar fornecedores e clientes, indicar trabalhadores para executar projetos que não podem ser assumidos por você, conversar com colegas que possuem mais experiência na organização e manter um diálogo com indivíduos que atuam em outros setores são atitudes que auxiliam na ampliação da rede de contatos. O segredo das carreiras profissionais bem-sucedidas é não desprezar e nem desperdiçar outros colaboradores apenas por imaginar que eles não têm nada para oferecer em troca.

Um bom networking tem como bases confiança e comunicação constantes com todos aqueles que fazem parte da rede. Não adianta distribuir dezenas de cartões de visitas ou adicionar centenas de amigos nas redes sociais se o contato não for estreitado. As aparências e a troca de ideias superficiais não funcionam quando se deseja alcançar o sucesso na carreira profissional. É preciso manter uma relação duradoura, entendendo o outro, interpretando suas necessidades e avaliando as formas de ajudá-lo. Com esse tipo de atitude, os benefícios surgem quando menos se espera e ocorre o desenvolvimento pessoal.