carreira profissional promissora duradoura

A necessidade de cargos específicos, a globalização dos negócios e o uso de equipamentos modernos contribuem com a falta de mão de obra especializada.

O mercado de trabalho cresce a cada ano e com esse crescimento é exigida maior qualificação dos profissionais. A necessidade de cargos específicos, a globalização dos negócios e o uso de equipamentos modernos contribuem com a falta de mão de obra especializada nas empresas, pois a maioria dos trabalhadores não está preparada para as demandas desse novo cenário de trabalho.

Além de poder conquistar melhores salários, estar pronto para essa realidade permite que o colaborador tenha uma carreira profissional promissora e duradoura. Veja algumas dicas de como aprimorar-se para ter bons resultados.

Como alcançar metas

O mais importante na hora de procurar novas oportunidades é fazer uma autoavaliação e traçar objetivos para a sua trajetória no emprego. Para isso, é necessário definir aonde se quer chegar e qual o caminho necessário para atingir o que você pretende. Também é preciso ter consciência da área em que deseja atuar, pois não adianta querer trabalhar em um ramo que você não domina ou não gosta só por conta dos benefícios financeiros.

Esteja sempre capacitado

Um diferencial no mercado atual é ter fluência em mais de uma língua, que é importante tanto na formação acadêmica quanto na carreira profissional.

Empresas multinacionais contratam pessoas de várias origens e, para a boa comunicação, saber falar inglês ou espanhol, que são os idiomas mais utilizados no mundo corporativo, é fundamental. Além dessas línguas, outras como o francês e até o mandarim podem fazer toda a diferença para que você tenha uma boa colocação no mercado de trabalho e alcance o sucesso.

Atualmente são oferecidos vários programas de incentivo aos estudos promovidos pelo governo e por instituições privadas. Muitos cursos de aperfeiçoamento são gratuitos e, em alguns casos, o estudante ainda recebe uma bolsa para qualificar-se. Além dos cursos técnicos, a pós-graduação também é uma grande aliada na busca por novas oportunidades. Estudos recentes mostram que o empregado que nunca para de estudar ganha em média 30% a mais que os demais trabalhadores.

Para quem deseja conquistar um cargo de gerência numa empresa o ideal é fazer um MBA. E se o objetivo é melhorar a atuação, o colaborador deve investir em uma especialização na área que trabalha.

rede relacionamentos profissionais

Além do bom desempenho, ter contato com as pessoas certas pode trazer grandes benefícios e oportunidades.

Tenha bons contatos

É válido manter uma boa rede de relacionamentos profissionais, pois a indicação ainda é uma forma eficiente de arrumar emprego ou de conseguir uma promoção. Além do bom desempenho, ter contato com as pessoas certas pode trazer grandes benefícios e oportunidades.

O mercado está cada vez mais competitivo, dinâmico e exigente. Por isso, para destacar-se no trabalho é fundamental que as pessoas estejam bem preparadas para cargos estratégicos e para a obtenção de resultados positivos.