O poder das palavras no trabalho

0
174
O poder das palavras
O poder das palavras
O poder das palavras

As etiquetas do trabalho não se referem apenas ao modo de se vestir e de se portar; a forma de se comunicar e seus efeitos também têm suas regras sociais.

A comunicação utilizada diariamente no trabalho comprova o poder das palavras e como elas têm grande influência no bem-estar dos relacionamentos corporativos. Por essas razões, a comunicação, durante as interações sociais, deve ser utilizada com cuidado, para que o receptor não faça interpretações equivocadas.

Existem, claramente, como em qualquer espaço social, formas de se adaptar a comunicação ao ambiente. No trabalho, esteja atento à seguinte diferenciação: a maneira de falar com o seu colega pode ser mais informal, enquanto que, com o seu chefe, é preciso mais formalidade, devido à hierarquia e, possivelmente, à falta de intimidade.

A hora certa de falar com seus superiores

Quando falar com seus superiores sobre um aumento de salário? Uma promoção? Um pedido de férias? Ou sobre algo que está incomodando no dia a dia do trabalho? Todas estas situações dependem do estado emocional. Não é indicado ter essas conversas quando se está irritado ou nervoso. O melhor é se acalmar e pensar muito bem em como abordar seu chefe e escolher quais palavras e tom utilizará.

Quando for conversar, expresse-se de maneira neutra e não deixe transparecer nervosismo. Utilize as palavras certas e tente evitar as que insultam ou tenham duplo sentido: a má interpretação pode levar a conversa a um resultado negativo.

Saiba a hora certa para palavra
Saiba a hora certa de falar

Use as palavras ao seu favor

As palavras podem causar consequências benéficas quando usadas da maneira correta e no momento certo. Elas podem trazer resultados positivos para sua carreira, apenas pela forma que são expressadas. É importante que haja verdade no que se diz: a transparência deixa claro quais são as suas intenções e facilitam o caminho para alcançar o objetivo desejado.

No trabalho, as palavras devem ser medidas e ditas de maneira simples – porém para moldar o estilo de fala, sempre leve em consideração o seu público, seja em uma apresentação, em um projeto ou em uma conversa entre colegas de trabalho. As vantagens podem ser incontáveis se atingir o objetivo de se expressar claramente.

Compartilhar
AnteriorProblemas pessoais devem ficar em casa
PróximoQuando crescer, quero ser feliz!
Villela da Matta é fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCOACHING Corporate. Um dos maiores especialistas em business coaching do país, Villela da Matta atuou em organizações como Mercedez-Benz , Deutshe Telekom e participou da formação de mais de 20 mil coaches em mais de uma década de trabalho dedicado ao desenvolvimento do potencial humano, tornando-se conhecido pelo estilo único de transformação de alto impacto. É o primeiro master coach do Brasil, publicando os títulos “Estratégias Avançadas de Vendas” e “Engajamento Total” em parceria com Flora Victoria e Brian Tracy.

DEIXE UM COMENTÁRIO