promoção no trabalho

Parece um sonho, mas, finalmente, não é: a desejada promoção no trabalho chegou. Os anos de dedicação voltados à inovação, ao desenvolvimento de habilidades e competências são recompensados pela mudança de cargo.

Junto a esta mudança aparecem outros aspectos: aumento de salário, possibilidade de realizar sonhos que dependiam de melhores condições financeiras, maiores responsabilidades e visibilidade também. A dúvida é: o que fazer depois de atingir o nível desejado?

Desenvolver-se sempre é o método para o contínuo sucesso

É um erro não reconhecer a importância de seguir se aperfeiçoando, mesmo após uma promoção no trabalho, afinal, quanto mais responsabilidade, mais conhecimento é solicitado e as chances de seguir crescendo dentro da organização continuam significativas.

O novo promovido deve, então, investir em estudos que aprimorem seus conhecimentos sobre a área atual e a futura, que já deve estar em seu foco.  Além disso, deve se esforçar para garantir boas entregas e, se seu cargo for de liderança, é preciso ser excepcional em habilidades como: trabalho em grupo, pensamento estratégico e desenvolvimento de competências para garantir êxito em suas demandas.

O segredo, portanto, é não se desestimular. O ser humano é movido por desafios e se acomodar é um comportamento negativo para a carreira e vida pessoal, visto que o crescimento é fundamental para a felicidade.




Busque o coaching

O colaborador que se sente incapacitado para dar sequência à trajetória profissional após receber a promoção no trabalho – seja por não saber qual é o próximo nível que deseja atingir ou por não conhecer trajetórias para atingir o estágio profissional desejado – pode utilizar o processo de coaching como solução para a estagnação no trabalho.

A inércia pode gerar problemas a quem acaba de ocupar um novo cargo e se sente plenamente satisfeito – ou acomodado – nesse patamar. O coaching trabalhará com questões como autoconhecimento, delimitação dos pontos fortes e fracos, além dos principais desejos e definição de metas para alcançar os objetivos.

O profissional que contar com as técnicas e ferramentas do coaching potencializará suas chances de sucesso e crescimento na carreira, de modo efetivo e rápido. Ao utilizar, por exemplo, a técnica que define o nível de motivação e quais os fatores que influenciam esse grau de estimulo, o indivíduo aprenderá que o seu objetivo deve ser criado sem ambiguidades, instigando metas que envolvam desafio e, além disso, saberá que seu sonho deve ser muito significativo, justificando os esforços para atingi-lo.

 

Leia mais sobre o assunto no artigo “Como lidar com a promoção de cargo na empresa“, Blog SBCoaching.