mercado trabalho

Dentro de uma organização, o cartão de visitas de qualquer candidato é o currículo profissional.

Alcançar o primeiro emprego ou mesmo uma melhor posição no mercado de trabalho é uma tarefa que exige dedicação do candidato. As empresas hoje em dia estão cada vez mais exigentes e para garantir uma oportunidade, além de uma boa formação técnica, o profissional precisa apresentar algumas características essenciais, como sociabilidade, flexibilidade, iniciativa e capacidade de falar em público e de trabalhar em equipe.

Dentro de uma organização, o cartão de visitas de qualquer candidato é o currículo profissional. Esse documento é responsável pelo primeiro contato entre o empregador e seu possível colaborador. Por isso, deve ser muito bem elaborado.

Pontos principais do currículo



Muita gente comete erros na hora de organizar seus dados profissionais. Repetir ideias, não filtrar as experiências, deixar de fornecer informações, não escrever de forma clara e direta e elaborar um currículo grande demais são alguns dos principais problemas observados por quem realiza a seleção de candidatos.

O campo reservado aos “objetivos profissionais”, por exemplo, é um dos mais importantes. Mas, nem sempre as pessoas costumam preenchê-lo e, às vezes, em vez de deixá-lo em branco, acabam complementando a área com textos confusos e superficiais.

Como colocar seus objetivos profissionais no currículo

O espaço destinado a essas informações deve conter de modo claro as intenções do candidato caso consiga a vaga. Ao preenchê-lo vale a pena seguir algumas dicas:

  • Indique qual é o cargo pretendido, seja direto e não coloque vários objetivos, pois é preciso manter o foco.
  • Caso a empresa não tenha especificado o cargo disponível, sugira a área em que deseja atuar. Exemplo: área administrativa, setor de vendas, almoxarifado, entre outros. Assim, os recrutadores poderão direcioná-lo para a vaga mais adequada.
  • Não coloque informações de cunho pessoal, como aprender, dividir experiências ou crescer profissionalmente. Os objetivos devem ser exclusivamente sobre a posição almejada.

 

Não deixe de preencher esse campo

A área reservada aos objetivos profissionais indica qual papel você pretende assumir dentro da empresa e apresenta indícios do foco dado a sua carreira profissional.

ferramenta marketing

Cautela e determinação são atitudes fundamentais na hora de elaborar um bom currículo.

Ter cautela e determinação são atitudes fundamentais na hora de elaborar um bom currículo. Afinal, esse documento é a sua primeira ferramenta de marketing pessoal diante da empresa e as informações que ele traz demonstram muito mais que sua trajetória como profissional. Na verdade, ele revela sua capacidade de sintetizar dados e de expressar ideias de forma clara, objetiva e formal.