conceito de esperança

Diversos estudiosos se debruçaram sobre os efeitos do conceito de esperança no âmbito da liderança e concluíram que ele funciona como um motivador de resultados e perseverança em colaboradores e times. A função do líder tem papel fundamental, ou melhor, intrínseco ao sucesso de suas equipes. O profissional que pretende ocupar esse cargo com excelência deve munir-se dos conhecimentos e técnicas contidas no coaching no intuito de se capacitar totalmente e atingir resultados expressivos.

A esperança, resumidamente, se compartilhada pelo líder de forma eficiente, real e inspiradora, gerará o efeito de perseverança em relação à busca dos objetivos.

Líder: provedor de esperança

O líder sempre deve ter em mente que sua influência é o que alimenta seu time, que, por sua vez, transforma esse comportamento em energia para realizar as demandas e projetos definidos. Portanto, dominar a competência de manter um estado positivo e motivacional que inspira o conceito de esperança é importantíssimo para alcançar resultados e alimentar o sentimento em toda a equipe.

Além de promover tais comportamentos, para que haja eficácia, é necessário definir objetivos relevantes e metas que contagiem os liderados, proporcionando o ambiente ideal de crença, esperança e motivação para realizar projetos.

Quem ocupa cargos de liderança deve se responsabilizar por potencializar as competências de sua equipe.





Esperança: processo cognitivo

Há um conceito de esperança muito interessante apresentado por um estudioso da Universidade do Kansas que comprova a singularidade desse sentimento. De acordo com a teoria, a esperança também é um processo cognitivo, ou seja: é capaz de criar a ligação da definição racional dos objetivos com parte referente à emoção, que trabalha com questões motivacionais.

Dessa forma, essa conexão permite a realização de diversas atividades:

1)    Definição de objetivos realmente relevantes e, ao mesmo tempo, desafiadores e realizáveis;

2)    Definição de caminhos alternativos, uma vez que a perseverança que se instaura com o conceito de liderança não menospreza outras possibilidades, se as escolhas iniciais não deram certo;

3)    Ter atitude e iniciativa para atingir o objetivo.