Pessoas escritório

A interação entre os membros da equipe de trabalho influencia diretamente no sucesso da empresa e da carreira profissional.

Manter a boa convivência é um desafio em qualquer tipo de relação interpessoal. No ambiente corporativo, evitar desentendimentos com colegas de trabalho, que muitas vezes você nem conhece tão bem, torna-se ainda mais difícil e delicado. Com tantas personalidades diferentes, é preciso ser flexível e aprender a lidar com a diversidade, pois a interação entre os membros da equipe de trabalho influencia diretamente no sucesso da empresa e da carreira profissional.

Ambicioso, preguiçoso, fofoqueiro e pessimista: fuja deles!

Obviamente, a solução exige doses diárias de paciência, já que são muitos os tipos de colegas com os quais se tem que conviver. Sempre há o ambicioso, que, em muitos casos, não mede esforços para puxar o tapete do outro, ou aquele que faz “corpo mole” e pode se aproveitar da boa vontade do grupo. Nessa lista, aparecem ainda o fofoqueiro, que fala mal da vida de todo mundo, e o pessimista, que passa o dia inteiro reclamando e acumulando energia negativa. Nessas horas, procure se concentrar nas tarefas diárias e não supervalorizar os comentários alheios.

Estressadinho e espião: fique atento

Já o estressado incomoda tanto quanto o metódico, que acredita ser sempre o dono da verdade e costuma julgar e cobrar dos demais. Fique atento também aos espiões e bajuladores, pois estes vivem monitorando a vida dos colegas e são capazes de caluniá-los na primeira oportunidade somente para impressionar o chefe.

Divertido ou sem noção?

A partir da análise de comportamento, é possível traçar personalidades que, aparentemente, não oferecem risco à harmonia do grupo. O tipo brincalhão, por exemplo, costuma ser a diversão do trabalho e agrada a todos. No entanto, se você tiver esse perfil, tenha cuidado para as pessoas não confundirem o excesso de bom humor com falta de seriedade e compromisso. Da mesma forma, pessoas muito solícitas devem tomar cuidado para que não abusem de sua boa vontade. É preciso impor limites e saber a hora certa de dizer não.

Colegas trabalho notebook

Mantenha sempre um diálogo aberto e honesto.

Analise seu comportamento

Conviver com a diversidade é necessário em qualquer área da vida. Uma análise comportamental ajudará a entender melhor as emoções do outro para que se aprenda a lidar com elas de forma positiva. Portanto, mantenha sempre um diálogo aberto e honesto. Isso irá auxiliar a formar uma equipe confiante e comprometida com os resultados e, consequentemente, contribuir para o crescimento da empresa e da carreira. Se todos compreendem a importância da cultura organizacional, é possível criar ambientes favoráveis para o bom desempenho dos projetos.