Perfil Profissional – Biológicas, Humanas e Exatas

Diante de tantas possibilidades, é comum haver dúvida na hora de escolher qual carreira seguir.

A ciência é um vasto campo de estudos do conhecimento. De modo geral, a pesquisa científica é composta de três grandes áreas: Humanas, Ciências Biológicas e Exatas. Cada uma delas abrange diversas subáreas que vão ser responsáveis pela origem de centenas de profissões.

Diante de tantas possibilidades, é comum haver dúvida na hora de escolher qual carreira seguir. Uma boa dica é descobrir o perfil profissional de cada área, pois os variados campos costumam atrair grupos com habilidades e interesses comuns. Em linhas superficiais, você pode se interessar por disciplinas que analisem os aspectos sociais do ser humano, gostar de expressões numéricas ou entender o funcionamento biológico dos seres vivos.Isso já define seu perfil profissional.

Características da área de humanas

As pessoas que seguem as carreiras profissionais da área de humanas têm como rotina longas horas de leitura e reflexão sobre a sociedade e relação dela com o mundo. Mesmo com uma diversidade de preferências culturais, condutas religiosas e orientações políticas, esses estudiosos costumam ser questionadores, dominar bem a língua escrita e falada e ter senso crítico para analisar os fatos dos pontos de vista histórico, cultural e social.

Perfil Profissional

Fazem parte desse contexto profissões como: Filosofia, Sociologia, Antropologia, Comunicação, Letras, Arquitetura, Teologia e História, entre outras. Geralmente, Direito e Administração são as mais procuradas, devido ao prestígio social e à estabilidade financeira que costumam trazer aos profissionais. Mas nem sempre bons salários são os principais atrativos. Segundo pesquisas americanas realizadas sobre o tema, artistas, psicólogos e clérigos estão entre as ocupações que trazem mais felicidade.

Reduzir sofrimento e salvar vidas são práticas elementares para aqueles que trabalham com a saúde. Um bom profissional da área costuma ter equilíbrio emocional e sensibilidade para questões sociais, visto que todos os dias precisam lidar com pessoas debilitadas fisicamente ou psicologicamente. É comum sempre estar se atualizando com cursos de especialização devido às constantes descobertas científicas que contribuem para garantir melhor qualidade de vida às pessoas.

Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Odontologia, Nutrição e Farmácia são algumas das profissões mais procuradas. Já a Fisioterapia aparece como um dos trabalhos mais satisfatórios do campo de estudo.

Gosto por cálculos

O perfil do grupo de exatas costuma ser facilmente identificado. Em geral, tem muita afinidade com números e novidades tecnológicas. Para desenvolver um bom trabalho, precisa ter capacidade de criação e raciocínio lógico, gostar de resolver problemas e pesquisar.

As profissões mais procuradas nessa área são: Engenharias da Computação e Civil, Física, Sistemas de Informação e Ciências da Computação. De acordo com o ranking de ocupações mais gratificantes, as engenharias e a Informática aparecem no topo.

As recentes descobertas científicas e tecnológicas e a evolução das formas de relacionamento humano com o outro e com a sociedade têm exigido novos estudos do conhecimento, promovendo o surgimento de muitas áreas de atuação para o futuro. Independentemente da carreira profissional escolhida, o importante é perceber qual delas irá trazer satisfação em sua vida.

Crédito Imagens:

http://escrevalolaescreva.blogspot.com

http://www.superativa.com

BAIXE 2 PDFs gratuitos