engajamento efetivo colaboradores

Para que haja o envolvimento esperado é preciso que também exista uma liderança comprometida e focada na busca dos resultados.

O engajamento efetivo dos colaboradores é fundamental para o crescimento de uma empresa, mas para que haja o envolvimento esperado é preciso que também exista uma liderança comprometida e focada na busca dos resultados. Entre as maneiras de ampliar a produtividade está o sistema de gestão por desempenho. Com ele, os trabalhadores são incentivados a cumprir metas planejadas e a adequar-se continuamente às mudanças inerentes ao mundo dos negócios.

Numa organização que adota esse tipo de gestão, após o atendimento das demandas, é feita uma avaliação das ações. Nessa análise, o foco está em três pilares: a melhoria contínua, o alcance dos objetivos e o perfil de competências, que apontam as ações a serem tomadas.

Planejar e monitorar

O processo de gestão do desempenho tem início com o planejamento dos trabalhos que serão executados e a divisão das tarefas entre os colaboradores. Na segunda fase, é realizado o monitoramento das atividades. Dessa forma é possível fazer os ajustes necessários para que haja uma adequação ao cenário atual do mercado e o empreendimento se mantenha competitivo.

Estreitando relações

O uso desse método de gestão permite que líderes e subordinados estejam em contato constante. Cabe ao gerente apontar os melhores caminhos para os funcionários, a fim de que as demandas atribuídas a eles sejam cumpridas de modo eficaz.

É também papel do gestor mostrar a importância do papel desempenhado por cada colaborador dentro da corporação, como forma de implantar a cultura do comprometimento e da valorização.

Desenvolvimento profissional

Revelar os erros e os acertos, dando um feedback aos funcionários a respeito dos trabalhos realizados, é outra característica da gestão do desempenho. De modo geral, ao compreender o motivo de uma falha, busca-se a mudança de atitude e, consequentemente, a melhoria da performance, o que contribui para o desenvolvimento profissional do colaborador e para o crescimento dos negócios.

Esse processo de gestão também tem como vantagem a implantação de ações com o objetivo de capacitar e ampliar os conhecimentos dos que fazem parte da empresa. A organização pode, por exemplo, viabilizar o pagamento de bônus e gratificações e a oferta de treinamentos e de cursos de qualificação para os funcionários que apresentam melhor desempenho em suas tarefas. Essas demonstrações confirmam que a empresa tem interesse em proporcionar bem-estar e satisfação aos seus colaboradores e está disposta a investir na carreira profissional deles em troca de bons resultados.

objetivo capacitar ampliar

Cobrar o alcance dos resultados programados e acompanhar os trabalhos até que os objetivos sejam concretizados é uma função do gestor.

Cobrar o alcance dos resultados programados e acompanhar os trabalhos até que os objetivos sejam concretizados é uma função do gestor que se preocupa não só com a imagem institucional da corporação, mas também com a satisfação de todos aqueles que fazem parte da empresa.