empresa características individuais

A política empresarial é um dos fatores mais importantes dentro de uma companhia, pois é ela que indica quais são as ações necessárias para atingir os objetivos.

Cada empresa possui características individuais, tanto em relação aos seus produtos e serviços quanto à maneira como lida com seus clientes, colaboradores, fornecedores e, sobretudo, quanto à forma como seus administradores e diretores a conduz.

A política empresarial é um dos fatores mais importantes dentro de uma companhia, pois é ela que indica quais são as ações necessárias para atingir os objetivos e, com isso, determinar o diferencial da empresa em relação aos concorrentes. Entre as ações propostas por uma companhia para valorizar a própria política, está a busca pela excelência, que visa oferecer o melhor atendimento ao cliente e valorizar o capital humano.

Apesar de esse ser um bom exemplo de conduta empresarial, existem certas ações que nem sempre estão de acordo com os valores pessoais dos funcionários, o que pode gerar uma instabilidade dentro do ambiente de trabalho. Nesse caso, o colaborador se depara com uma questão difícil: fazer apenas suas obrigações ou aderir à política organizacional, deixando de lado os próprios valores?

A melhor resposta para esse questionamento é: equilíbrio. O profissional ganhará muito mais experiência e flexibilidade se souber adequar suas perspectivas à forma de atuação da empresa, afinal, é impossível excluir-se completamente da dinâmica proposta. Na prática, equilibrar esses dois lados significa executar as tarefas da maneira que julgar mais adequada, sem esquecer-se de que os resultados devem atender às expectativas da organização.

Saber lidar com essa situação é certamente um grande diferencial e pode garantir ao profissional um melhor posicionamento dentro da empresa, facilitando a construção de um plano de carreira bem-sucedido. Isso porque, a flexibilidade é hoje uma das competências mais bem valorizadas pelas companhias, pois costuma vir acompanhada de outras características importantes, como criatividade, comprometimento e qualidade.

evolução profissional indivíduo

O segredo do sucesso está em saber equilibrar as duas coisas: política empresarial e valores pessoais.

Quando o colaborador passa a utilizar essas habilidades como pilares para a sua própria atuação dentro da empresa, ele consegue desempenhar sua função sem grandes dificuldades e evita entrar em conflito com a política organizacional, aumentando suas chances de destacar-se no emprego.

A relação entre as políticas empresariais e os valores pessoais deve ser analisada de maneira cautelosa, para que tais princípios não afetem a dinâmica da organização e prejudiquem a evolução profissional do indivíduo; e para que as concepções da empresa não corrompam valores básicos como honestidade e ética. O segredo do sucesso está em saber equilibrar as duas coisas: política empresarial e valores pessoais.