gestão estratégica qualidade

A grande novidade dessa gestão é a mudança nas prioridades das instituições.

Para manter-se competitiva e garantir uma boa posição no mercado, toda empresa, hoje em dia, precisa buscar soluções inovadoras e diferenciais eficientes. Com esse objetivo, muitos administradores têm implantado em suas organizações a gestão estratégica da qualidade, que consiste num planejamento mais específico do processo de produção com o intuito de torná-lo mais simples e eficaz.

A grande novidade dessa gestão é a mudança nas prioridades das instituições. Até pouco tempo atrás, só importava o êxito financeiro ao fim da produção, mas, hoje, as empresas buscam analisar e aperfeiçoar todo o processo com a intenção de reduzir custos e impactos provocados ao meio ambiente, ou seja, de produzir mais com menos.


Alguns passos primordiais para o sucesso dessa estratégia são: a definição dos valores e da missão da companhia; a melhoria nas formas de relacionamento com os clientes; os investimentos em comunicação; a boa organização do ambiente de trabalho; e o aperfeiçoamento dos produtos e serviços disponibilizados.

A avaliação da qualidade

A certificação de qualidade, concedida pelos órgãos responsáveis por cada setor, consiste em observar se os requisitos de excelência referentes aos produtos oferecidos pela empresa vêm sendo rigorosamente cumpridos, para assegurar o bom atendimento aos clientes. Para atingir esse objetivo, a administração deve estabelecer normas de adequação e padrões de procedimento a serem seguidos por todos os colaboradores. Isso transmite segurança e credibilidade ao público.

A certificação de qualidade serve tanto como um meio para melhorar a imagem da instituição e conquistar a confiança dos consumidores quanto como ferramenta de redução de custos e de aumento de produtividade. A conquista da certificação se torna ainda um diferencial para o gestor que busca obter avanços em sua carreira profissional.

Para obter um certificado de qualidade, no entanto, pode ser necessária alguma alteração na empresa, seja no modo de desenvolver os produtos, na forma de ofertar os serviços ou nas condições de trabalho dos funcionários. Por isso, é preciso considerar a certificação como um processo contínuo de implementação, que deve estimular boas mudanças no ambiente profissional.

certificado qualidade

É preciso considerar a certificação como um processo contínuo de implementação, que deve estimular boas mudanças no ambiente profissional.

Método eficiente para sua empresa

A atualização do processo de trabalho é primordial para aumentar a eficiência da instituição, tanto em sua produção quanto no relacionamento com o público. Dessa forma, a gestão estratégica de qualidade se mostra como uma forma de atingir essas melhorias, por seu estímulo à produtividade e à inovação.