empresários homem mulher computador

A palavra consultor define um especialista em determinada área.

A palavra consultor define um especialista em determinada área, com conhecimento teórico e prático suficientes para passar a outras pessoas conceitos importantes sobre um assunto. Esse profissional é um orientador que usa sua experiência como base para ajudar os clientes a encontrar soluções para os problemas e a alcançar resultados mais positivos nos negócios.

Uma das principais aptidões de quem escolhe essa profissão é a capacidade de adaptar seu conhecimento às necessidades do cliente. Esse tipo de conselheiro sabe que cada empresa ou individuo tem uma cultura, um modo de enxergar o mercado e uma maneira de agir para conquistar os objetivos almejados. Ser capaz de perceber isso é fundamental para traçar as melhores estratégias a serem seguidas.

O consultor que observa o modo de atuação do cliente para adaptar seu conhecimento e propor soluções eficientes para o negócio certamente terá sucesso em sua carreira profissional. Afinal, um trabalho que mostra resultados positivos enriquece o portfólio e gera mais indicações no mercado.


O profissional que escolhe esse campo tem sua formação estabelecida não só pelo conhecimento adquirido, mas também pela habilidade de articular e oferecer sua ajuda. Por isso, coaching e consultores caminham lado a lado quando o assunto é orientação para a conquista de objetivos.

O coaching é, por vezes, comparado a consultoria, no entanto, essa é uma noção equivocada. Um consultor é um especialista em certa área. Ele é contratado para dar recomendações e apontar soluções. Já o coach auxilia o coachee (cliente) a encontrar as melhores estratégias na hora de atingir metas, solucionar problemas e potencializar os talentos, a fim de alcançar resultados mais expressivos em várias áreas da vida.

coach coachee

O coaching é um processo que visa aumentar a performance do indivíduo.

 

Uma consultoria eficiente leva em conta o estado geral da empresa (infraestrutura, quantidade e qualidade da mão de obra, capacidade produtiva etc.), as reais condições do mercado e as possíveis oportunidades a serem aproveitadas. Tudo isso para favorecer a conquista dos resultados esperados pelo cliente. Sendo assim, é essencial que a relação entre ambas as partes (conselheiro e cliente) seja pautada pela confiança, respeito e responsabilidade.

Embora seja bastante comum na Europa, no Brasil a profissão passou a ganhar maior reconhecimento somente nos últimos 20 anos. Todavia, o mercado brasileiro para consultores e coaches é muito promissor e tem crescido a cada dia. Por isso, investir nessa carreira certamente é uma boa opção.