homem horizonte

Engenheiros, farmacêuticos, gerentes de RH, analistas de mídias sociais, advogados e gerentes de projetos são alguns dos profissionais mais procurados neste ano.

A fim de ingressar em uma carreira profissional bem-sucedida no acirrado mercado de trabalho, cuja variedade de mão de obra disponível se apresenta muito ampla, é essencial acertar na escolha da área de atuação. Ao optar por um emprego, observam-se aqueles que possuem o maior número de vagas em razão da falta de qualificação ou crescente demanda.

Engenheiros, farmacêuticos, gerentes de RH, analistas de mídias sociais, advogados e gerentes de projetos são alguns dos profissionais mais procurados neste ano. Na maioria dos casos, os espaços deixam de ser preenchidos por conta da falta de pessoas capacitadas para exercer as funções exigidas –o ideal, nesse caso, é procurar por cursos que tornem o sujeito apto a ser colaborador de uma grande empresa, recolocar-se no ambiente empresarial e crescer profissionalmente.


No país, um dos cargos mais difíceis de preencher é o de controller, responsável por coletar dados gerais das organizações e apontar as melhores opções para cortes de gastos e investimentos. É necessário, para tornar-se um profissional desse ramo, que o indivíduo tenha um amplo conhecimento do mercado brasileiro.

Apesar de o ramo da engenharia ser um dos que mais empregam no Brasil, as corporações ainda encontram obstáculos ao contratar novos colaboradores. Isso se deve à grande demanda existente e à falta de pessoas aptas. Um bom exemplo é a área de engenharia mecânica, que desenvolve projetos de manutenção e montagem de equipamentos e máquinas.

Muito requisitadas nos setores de tecnologia e logística, as empresas têm se deparado com entraves durante a efetivação de gerentes de projetos, que elaboram um material em que são definidas metas e ações a serem concretizadas, além de avaliar os resultados obtidos.

homens competição trabalho

Em casos extremos, a demanda é tanta que, mesmo empregando profissionais para os cargos, ainda restam vagas em aberto.

Em casos extremos, a demanda é tanta que, mesmo empregando profissionais para os cargos, ainda restam vagas em aberto. Entre as profissões mais necessitadas de trabalhadores, estão os farmacêuticos, que participam do processo de produção de medicamentos, e os gerentes de vendas, que elaboram estratégias de comercialização e divulgação das empresas.

Competências

As mulheres têm buscado cada vez mais o desenvolvimento de suas carreiras profissionais. Apesar disso, em algumas das funções da lista de empregos mais procurados, como a engenharia, os homens são a maioria. Em contrapartida, nas áreas que exigem maior sensibilidade e atenção, como gerência de RH e vendas, são as trabalhadoras que ocupam a maior parte dos cargos. De modo geral, as habilidades e competências no meio corporativo ultrapassam a questão do gênero.