Novas mudanças podem trazer novos objetivos.

Novas mudanças podem trazer novos objetivos.

Às vezes, a cura para a insatisfação profissional está no próprio ambiente de trabalho. A oportunidade de crescimento e de mudança – para o colaborador que sente que seu rendimento e felicidade serão maiores em outras áreas – está em se manter na organização e estar atento às chances de mudar de setor. Esta, porém, deve ser uma atitude fundamentada na reflexão, pois a maturidade é importante para que os sentimentos e desejos motivadores dessa mudança não se ausentem a longo prazo.

Como solicitar a mudança

Algumas empresas oferecem oportunidades de recrutamento interno, ou seja: vagas que podem ser preenchidas por funcionários da própria companhia. Esse procedimento facilita o trânsito entre as áreas, pois já existe pré-aprovação do departamento de Recursos Humanos.

Outro caminho é o posicionamento ativo. O colaborador deve expressar à equipe do Departamento Pessoal seu interesse de mudar para outro setor. Contudo, ao revelar esse desejo, utilize as palavras com cuidado: não fale mal de seus colegas de equipe, chefe ou das atividades que realiza, afinal, a intenção é realizar a mudança com êxito e não deixar uma imagem negativa – daquele que só reclama. Aproveite a oportunidade para exemplificar os motivos pelos quais a nova função é ideal para seu desenvolvimento profissional e por que as atividades atuais não o motivam mais.





Descobrindo qual é a carreira certa

Os riscos de partir para um novo cargo, em um novo setor, são diversos: adaptação a novas demandas, novos colegas, novos prazos e, especialmente por isso, é preciso tomar essa decisão quando se está cercado de certezas.

O coaching, por meio de técnicas que encaminham os indivíduos ao autoconhecimento e a muitas outras descobertas, é um processo eficaz para apresentar as reais necessidades e anseios das pessoas. Após essa experiência, o colaborador julgará se sua carreira atual o satisfaz ou não e, em caso negativo, partirá na descoberta de seu talento encoberto pela rotina.

Utilizando o coaching, a mudança de setor na empresa transcorrerá com normalidade, pois o funcionário conhecerá seus desejos e aptidões e, portanto, estará pronto e decidido em realizar essa mudança e saberá definir suas metas para atingir os objetivos com sucesso na vida pessoal e profissional.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Leia o artigo “A hora certa de se reinventar“, no Blog SBCoaching