profissionais risco emprego

Como precaver-se das puxadas de tapete no seu emprego?

Apesar dos esforços dos recrutadores para evitar a disseminação desse tipo de comportamento, a “puxada de tapete” ainda é comum no mundo corporativo, nas empresas e em qualquer carreira profissional. Afinal, as pessoas são predominantemente contratadas por suas aptidões técnicas e o lado comportamental/ético acaba ficando em segundo plano.



A acirrada disputa por maior destaque dentro da empresa, a ambição exagerada e, às vezes, até a insegurança, podem ser fatores que contribuem para que o colaborador tome atitudes como essa. Contudo, essa conduta pode acarretar uma série de problemas no ambiente de trabalho nas empresas e prejudicar a produtividade de todo o empreendimento.

Mas como precaver-se das puxadas de tapete no seu emprego?

Fique alerta

Os seguintes aspectos podem e devem ser observados: grande competitividade, fofocas, roubo de ideias, frequentes desentendimentos com os colegas, sabotagem, favorecimento de alguns membros sem causas aparentes. Se perceber alguns desses problemas, preste atenção em quem está envolvido nas empresas.

Não dê margens para que pessoas com esse tipo de perfil possam aproveitar-se da convivência diária no serviço. Evite falar com eles sobre assuntos pessoais ou comentar sobre algum fato ocorrido na empresa. Seja sempre cordial, mas evite relacionar-se demais com quem costuma ter atitudes duvidosas. Isso pode prejudicar sua imagem e carreira dentro das empresas

puxar tapete empresas

Ser profissional acima de tudo é a melhor estratégia para evitar situações constrangedoras no emprego

Veja algumas dicas de como evitar esse tipo de situação:

  • Seja discreto: aprenda a escutar mais e falar menos.
  • Resguarde-se: mantenha uma postura profissional e ética.
  • Preserve-se: fique longe de rodinhas de fofoca.
  • Evite mal entendidos: se você for alvo de comentários maldosos, procure esclarecer imediatamente o assunto.
  • Aprimore-se: melhore seu desempenho e tenha certeza de que seus resultados são conhecidos.
  • Busque feedback: questione o chefe e os colegas sobre o seu trabalho.
  • Tome cuidado: não acredite em elogios disfarçados e exagerados.
  • Seja cordial: mantenha o bom relacionamento com todos.
  • Amplie sua comunicação: estreite a convivência com seu chefe e outras pessoas que ocupam cargos de confiança na empresa.
  • Imponha-se: evite comportamento passivo e mostre que você é um profissional disposto a fazer o melhor trabalho.
  • Evite provocações: pondere sempre se vale a pena desestabilizar-se, afinal isso pode gerar uma percepção negativa a seu respeito.

Ter uma equipe entrosada, formada por profissionais éticos, pode ajudar a coibir as puxadas de tapete, uma vez que os próprios colaboradores rejeitam indivíduos que agem de maneira inadequada.

Ser profissional acima de tudo é a melhor estratégia para evitar situações constrangedoras no emprego e manter sua posição na empresa. Com tempo o reconhecimento acaba chegando para aqueles que realmente o merecem.