vitória profissional

O caminho para atingir os objetivos pode ser perseguido em ritmos e formas diferentes

Alcançar o triunfo no trabalho ou bater metas difíceis é o ponto alto da carreira de qualquer um. Entretanto, o caminho para atingir os objetivos pode ser perseguido em ritmos e formas diferentes. Geralmente, há dois grupos de profissionais: os superentusiasmados, que dão tudo de si no início dos projetos, mas poucas vezes conseguem finalizá-los; e os discretos, que levam planos adiante com lentidão, porém sempre cumprem o propósito. Entre essas duas categorias, há distinções essenciais, como o nível de concentração para completar tarefas e a intensidade da euforia ao se arriscar em novos horizontes.

Mil paixões, mil planos

Pessoas que costumam se entregar de corpo e alma a novos desafios e empreendimentos na área profissional usualmente têm vários interesses e muita energia para colocá-los em prática. Apesar da boa intenção, o difícil é persistir até o alvo final. Por isso, é um novo esporte a cada mês, uma dieta a cada semana, um curso de idioma por um ano e diversas graduações e capacitações no currículo, mas poucas concluídas.

No trabalho, o empenho em tirar iniciativas do papel é grande, mas o foco para entregá-las é baixo. Mesmo sem conseguir fechar todos os ciclos, há vantagens em se enquadrar nesta categoria:

– Colaboradores com estas características são mais criativos e apresentam ideias brilhantes, que poderão ser aproveitadas;

– São entusiasmados e executam tarefas com toda a empolgação. Também aparentam ter mais motivação no trabalho;

– Como mudam de planos com frequência, têm conhecimento, ainda que supérfluo, em variadas áreas.

determinação no trabalho

Pessoas que costumam se entregar de corpo e alma a novos desafios e empreendimentos na área profissional usualmente têm vários interesses e muita energia

Determinação em primeiro lugar

O outro grupo de profissionais pode parecer desanimado, porém é apenas mais discreto. Quando decide empreender em uma nova jornada, não se deixa levar por modismos passageiros e faz questão de percorrê-la até o fim. De maneira geral, passam um bom tempo planejando antes de executar qualquer tarefa.

O potencial não é enxergado de imediato, mas o sucesso ao concluir etapas certamente fará com que essas pessoas sejam notadas. São persistentes e só se dão por satisfeitos quando cumprem exatamente aquilo que foi definido, por mais tempo que dure. Ainda há outros benefícios de personalidades desta natureza:

– Atingem metas com mais facilidade, já que têm força de vontade para findá-las;

– São valorizadas e constroem carreiras sólidas pelo alto nível de comprometimento;

– Tornam-se verdadeiras especialistas em campos determinados, uma vez que passam muito tempo em uma única empreitada.

A ânsia por comemorar vitórias no trabalho faz parte do comportamento humano. Mas, para não se adiantar aos fatos e evitar decepções, batalhas só devem ser dadas por vencidas quando forem realmente finalizadas. Para terminar projetos com chave de ouro, há dois ingredientes elementares: motivação e persistência.