ações resultados

Ao definir adequadamente os objetivos é possível conseguir a tão sonhada promoção e construir uma carreira profissional bem-sucedida.

Para obter sucesso na vida, seja na área pessoal ou profissional, é necessário saber planejar. E é importante dizer que o planejamento deve ser específico e bem delineado, uma vez que as ações realizadas no presente determinam os resultados futuros, tanto os positivos quanto os negativos.



Ao definir adequadamente os objetivos é possível conseguir a tão sonhada promoção e construir uma carreira profissional bem-sucedida. Peter Drucker, considerado um dos pensadores mais importantes da administração moderna, desenvolveu um processo para auxiliar no planejamento das ações que promovem um melhor desenvolvimento profissional. O método é conhecido como SMART. A sigla se refere a algumas palavras inglesas – Specific (específico), Measurable (mensurável), Attainable (alcançável), Realistic (realista), Relevant (relevante) e Time Bound (tempo relativo) – e a metodologia tem sido frequentemente utilizada por profissionais que desejam aprimorar suas carreiras.

Com a ferramenta SMART é possível fazer um planejamento inteligente a partir de passos simples. Veja:

Seja específico:

Quanto mais específico e detalhado for o seu objetivo, mais fácil será alcançá-lo.

Saiba medir suas metas:

É importante saber exatamente o que precisa ser feito e quais dificuldades podem aparecer durante o processo. Meça e calcule a dimensão dos obstáculos e todas as etapas para superá-los, definindo assim o melhor caminho a ser seguido.

Trace metas alcançáveis:

Ser ousado é essencial, porém definir metas impossíveis causa nada mais que frustração. Planeje o que deve ser feito para conseguir o cargo almejado e avalie se há a necessidade de cursos ou de algum outro tipo de preparação para obter os conhecimentos necessários à nova área.

Avalie a relevância do objetivo:

Em primeiro lugar, pergunte-se o que te leva a querer um maior destaque profissional e quais as possíveis implicações que essa mudança trará para a sua vida. Conhecer a si mesmo é essencial para definir a relevância de um objetivo, ponderando as vantagens e dificuldades que ele apresenta.

Esteja consciente do tempo:

Ter objetivos realistas e bem definidos é importante, mas isso não é suficiente caso o prazo estipulado para concretizá-los seja inviável. Ao traçar uma meta, determine o início e o término das ações necessárias para alcançá-la.

definir relevância objetivos

Ao traçar uma meta, determine o início e o término das ações necessárias para alcançá-la.

Com a ferramenta SMART, seu sonho de conseguir uma promoção ou trocar de cargo fica mais próximo da realidade, pois você consegue estruturar um planejamento eficiente e simples de ser seguido. Experimente utilizá-la!