superar timidez

Superar a timidez é fundamental para demonstrar todo o seu potencial em uma dinâmica de grupo.

A dinâmica de grupo é uma ferramenta muito utilizada pelas empresas em processos seletivos porque permite que o responsável pela seleção analise melhor algumas capacidades dos candidatos por meio de testes práticos. Nessas atividades, o avaliador pode observar as atitudes de cada um durante a simulação de situações que podem ocorrer no ambiente de trabalho.





Muitos gestores também utilizam esse tipo de exercício para motivar uma equipe e avaliar as aptidões dos colaboradores. A dinâmica de motivação costuma ser aplicada com o objetivo de criar oportunidades, tornar a comunicação mais clara e objetiva, compartilhar valores e estabelecer um ambiente mais propício ao alcance de metas.

Entre as principais habilidades analisadas numa dinâmica de grupo estão as capacidades de comunicação, de resolver problemas, de trabalhar em equipe, de estabelecer prioridades e de delegar tarefas. Todas essas competências são desejáveis em um colaborador, sobretudo se ele for liderar uma equipe.

Para sair-se bem em uma dinâmica de grupo, e ser contratado ou promovido, é importante manter a calma, não impor sua opinião, ter cuidado com as expressões corporais e evitar gírias e erros de português ao falar ou escrever. Comunicar-se bem é essencial para ser bem avaliado nesse tipo de exercício. Entretanto, atitudes como falar em público, expor a própria opinião e defender um ponto de vista com bons argumentos nem sempre são fáceis. Na verdade, essas ações são grandes desafios principalmente para quem é tímido.

Superar a timidez é fundamental para demonstrar todo o seu potencial em uma dinâmica de grupo. Não é algo fácil, que se conquista da noite para o dia, mas é totalmente possível e algumas atitudes ajudam bastante a controlar a ansiedade e o medo de falar em público.

dinamica de grupo

Para sair-se bem em uma dinâmica de grupo, e ser contratado ou promovido, é importante manter a calma

Dicas para não travar

– Evite pensar em dinâmicas passadas e em experiências que não deram certo. Mantenha um pensamento positivo e lembre-se de que essa é mais uma oportunidade para acertar.

– Foque nos seus pontos positivos e veja o exercício como uma chance de mostrar seus talentos, sua postura e seus valores.

– Esqueça os problemas pessoais e caso seja questionado sobre isso fale de modo objetivo, claro, sem expor-se demais.

Dicas para adaptar-se ao ambiente

– Observe as pessoas e permita que elas se aproximem de você. Imagine que já as conhece e haja com cortesia.

– Participe das discussões e ofereça ajuda sempre.

– Responda aos questionamentos com naturalidade e confiança.

Dicas para enfrentar situações desconfortáveis

– Se o assunto abordado for um incômodo seja sincero. Não se omita, mas dose bem as palavras para não gerar conflito nem passar uma postura muito radical.

– Caso seja criticado, ouça com atenção, respeite a opinião das pessoas, assuma os erros ou os pontos fracos e demonstre interesse em mudar de atitude e aprimorar seu comportamento e conhecimento.

– Se for criticar, faça de forma construtiva e educada. Aponte o que precisa ser melhorado, como isso pode ser feito e mostre-se disposto a ajudar.

Dicas para ter confiança em si mesmo

– Tome consciência daquilo que realmente quer para a sua vida pessoal e profissional.

– Não desperdice energia pensando no deu ou no que pode dar errado. Empenhe-se somente naquilo que você precisa fazer para dar certo.

– Recorra a práticas de relaxamento para controlar a ansiedade e diminuir a tensão.