exemplo líderes

Espelhar-se em alguém não significa apenas reproduzir uma conduta, mas tentar ir além daquilo que o outro já apresenta.

Todo mundo, desde a infância até a vida adulta, costuma ter um modelo de pessoa a ser seguido. A criança sempre toma o pai e a mãe como referência e aos poucos passa a imitar o comportamento deles. Mais tarde, na escola, o professor torna-se um mentor à medida que repassa conhecimento e novas maneiras de enxergar o mundo. Nessa fase, o indivíduo também descobre outros líderes – políticos, religiosos, artísticos – e compreende que tais figuras estão inseridas em todos os campos da vida.

Na idade adulta, o líder tem presença constante no ambiente de trabalho e serve como um exemplo de profissional a ser seguido por todos os funcionários. Todavia, espelhar-se em alguém, sobretudo no ambiente organizacional, não significa apenas reproduzir uma conduta, mas tentar ir além daquilo que o outro já apresenta.

Líder no trabalho

Saber identificar um líder a ser seguido no emprego é importante para quem deseja construir uma boa carreira profissional. Isso porque, muitas companhias apresentam chefia sem liderança, ou seja, pessoas que gerenciam equipes, mas que, muitas vezes, não estão preocupadas em desenvolver as habilidades dos demais.

Bons líderes passam seus conhecimentos adiante e sabem estimular a equipe para alcançar resultados acima das expectativas. Dessa forma, os subordinados também podem progredir, desenvolver um bom trabalho e futuramente ocupar um cargo de liderança.

Desenvolvimento da liderança

Um ponto interessante que merece destaque é em relação à natureza da liderança. Muitos acreditam que os indivíduos já nascem com habilidade para liderar. Porém, ninguém pode ser um líder se não desenvolver suas competências de comando, o que inclui melhorar sua capacidade de inspirar, gerir e influenciar outros profissionais.

Portanto, se você deseja tornar-se um líder, procure identificar pessoas com bons hábitos de gerenciamento e espelhe-se nelas. Mas lembre-se de que não basta reproduzir um comportamento. Para conquistar sucesso profissional é preciso superar as próprias expectativas e as da empresa. Veja algumas dicas:

superando gestores

Para conquistar sucesso profissional é preciso superar as próprias expectativas e as da empresa.

Tenha sempre um objetivo

Isso contribui para que você se mantenha motivado e disposto a encontrar soluções para os desafios que surgem no cotidiano do trabalho.

Concentre-se

Para realizar as atividades com êxito, é essencial focar no que está sendo feito. Estabelecer prioridades e fazer uma tarefa por vez ajuda a ter mais concentração.

Seja eficaz

O profissional que deseja alcançar destaque no emprego precisa cumprir prazos e fazer mais do que foi solicitado. Adiante-se às ordens do chefe. Seja proativo sempre que possível.

Comunique-se

Trabalhe sua capacidade de relacionamento e sua habilidade de persuasão. Ao conversar com os colegas fale de forma clara, objetiva e exponha bons argumentos ao tentar convencê-los de algo.

Observe e analise

Ninguém é perfeito. Nem mesmo o seu líder. Observe os equívocos que ele costuma cometer e elimine tais comportamentos de sua rotina profissional.

Com essas dicas, é possível superar as expectativas da organização e aumentar a chance de conquistar cargos mais elevados, trilhando uma carreira profissional bem-sucedida.