Torne-se um profissional competente

0
295
profissionais completos
A principal exigência na atualidade é mostrar-se um colaborador competente.
profissionais completos
A principal exigência na atualidade é mostrar-se um colaborador competente.

Em razão da alta competitividade do mercado, as empresas têm buscado profissionais cada vez mais completos, com boa formação técnica e capacidade para realizar tarefa de forma eficaz, respeitando prazos e preservando qualidade do serviço. Ser o colaborador ideal para ocupar uma vaga de emprego, no entanto, vai muito além de ter um currículo repleto de cursos e experiências. A principal exigência na atualidade é mostrar-se um colaborador competente.

Competência é uma palavra que está relacionada ao ato de realizar uma atividade de maneira aperfeiçoada, atingindo todos os objetivos desejados de modo adequado e no período predeterminado. Além disso, um profissional competente tem uma visão diferenciada, pois consegue ver problemas e soluções onde muitos não enxergam.


Como tornar-se um profissional competente

Desenvolver habilidades pessoais e profissionais é fundamental para mostrar-se mais competente e conquistar seu espaço no mercado de trabalho. Confira algumas aptidões muito bem apreciadas pelas empresas e que você pode melhorar para construir uma carreira de sucesso:

Organize suas atividades e sempre respeite prazos

Monte uma planilha com o que deve ser realizado e determine prioridades para não perder-se entre as tarefas. Faça isso tanto na sua vida profissional quanto na pessoal.

Procure estar sempre bem informado

Leia jornais e outros conteúdos, pois, ter amplo conhecimento no ramo em que atua e também em outros campos contribui para o seu desenvolvimento profissional e é fundamental para ter uma boa argumentação na hora de defender seus pontos de vista.

Conheça as suas fraquezas e esforce-se para superá-las

Se você tem dificuldade para falar em público, por exemplo, deve tentar vencer esse obstáculo sempre que surgir uma oportunidade. Comece falando com a equipe e logo será capaz de falar para toda a empresa. Superar esse tipo de limitação contribui para a sua carreira e para o seu desenvolvimento pessoal.

Compreenda bem a solicitação antes de executar a atividade

Ter certeza do que deve ser feito é fundamental para evitar o retrabalho e garantir a qualidade do trabalho.

garantir qualidade  trabalho
O profissional competente tem uma visão diferenciada, pois consegue ver problemas e soluções onde muitos não enxergam.

Saiba separar os problemas pessoais dos profissionais

Muitas pessoas têm dificuldade em fazer essa separação, mas ela é extremamente importante. Evite levar problemas do trabalho para a casa e vice-versa. Resolva cada empecilho em seu tempo e concentre-se em um problema por vez.

Ser um profissional competente requer atenção e, sobretudo, dedicação. Independentemente de sua área de atuação ou da sua experiência, a competência na execução de uma atividade sempre será um diferencial positivo para ingressar e permanecer numa empresa.

Compartilhar
AnteriorVocê sabe qual idioma estudar?
PróximoComo Alcançar a Promoção de Um Novo Cargo em Seu Trabalho
Villela da Matta é fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCOACHING Corporate. Um dos maiores especialistas em business coaching do país, Villela da Matta atuou em organizações como Mercedez-Benz , Deutshe Telekom e participou da formação de mais de 20 mil coaches em mais de uma década de trabalho dedicado ao desenvolvimento do potencial humano, tornando-se conhecido pelo estilo único de transformação de alto impacto. É o primeiro master coach do Brasil, publicando os títulos “Estratégias Avançadas de Vendas” e “Engajamento Total” em parceria com Flora Victoria e Brian Tracy.

DEIXE UM COMENTÁRIO