Curriculum caneta

Muitos profissionais também estão preocupados em redigir um currículo atraente para impressionar o recrutador

Ao longo da carreira profissional, investir em capacitação e especialização, reciclar conhecimentos adquiridos, fazer cursos de idiomas e informática e obter experiência costumam ser anseios comuns das pessoas que buscam se inserir no mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Na procura por um emprego, além de batalharem para ter sucesso na entrevista, muitos profissionais também estão preocupados em redigir um currículo atraente para impressionar o recrutador.

Com a chegada da era digital, o acesso das empresas a informações sobre competências e habilidades de um candidato tornou-se muito mais prático, graças à consulta de currículos cadastrados em sites especializados. Nessa hora, informar palavras-chave relacionadas à área de atuação é um diferencial, pois elas são utilizadas como filtros na busca de funcionários pela internet. Isso significa que usá-las de forma adequada no currículo aumenta consideravelmente as chances de ser encontrado, conforme o perfil profissional desejado pelas corporações.

Ao disponibilizar uma vaga, as empresas delimitam as características ideais para o seu preenchimento, que englobam desde cargo almejado e lugar onde vive até critérios como idade, formação, tempo de experiência e domínio de idiomas. Por isso, é recomendado que o candidato pense em vocábulos que sintetizem a profissão, como títulos, funções e especialidades, destacando terminologias frequentemente usadas em cada área. Não economize nos detalhes dessas expressões, pois quanto mais específicas e utilizadas elas forem, maiores serão as chances de aparecer no buscador. Mas cuidado: nunca afirme algo que não domina, pois depois certamente será cobrado por isso.

caixa separar curriculos

As empresas delimitam as características ideais para o seu preenchimento

Seja qual for o campo de atuação, é preciso estar atento a essas dicas. Pode até parecer exagero, mas o uso de palavras-chave tem contribuído para o sucesso das carreiras profissionais por ser um meio eficaz de potencializar o currículo e garantir maiores oportunidades de entrevistas aos candidatos.

Para ajudar aqueles que ainda não sabem como utilizar palavras-chave corretamente, alguns termos de campos distintos podem ser tomados como direcionamento. Os profissionais de vendas e negócios, por exemplo, podem usar as expressões:

  • atendimento ao cliente,
  • varejo
  • reuniões
  • marketing de produto
  • assistência técnica
  • metas
  • comunicação estratégica
  • fechamento de caixa
  • pós-venda
  • administração de carteira de clientes.

Já para o pessoal de tecnologia, recomenda-se o uso de vocabulários específicos da informática, a exemplo de:

  • Lan Switches
  • FTP
  • HTML
  • Linux
  • Windows
  • intranet
  • protocol
  • banda larga
  • servidor
  • browser
  • banco de dados.

Nas funções ligadas à administração, costumam ser usados: balanço, gerência de projetos, controle de inventários, apresentação de resultados, suporte ao cliente e prestação de contas. Enquanto as expressões desenvolvimento organizacional, treinamento e desenvolvimento, relações trabalhistas, plano de carreira, recrutamento e seleção são adequadas para quem tem experiência na área de recursos humanos.

Acompanhe um pequeno vídeo sobre o assunto:

Curta e compartilhe nosso artigo!

Crédito Imagens:

http://www.seinsinuando.com

http://www.uol.com.br