carreira sucesso sacrifícios

E até que ponto a dedicação pode ser considerada saudável e de fato vantajosa?

Construir uma carreira profissional de sucesso exige uma série de sacrifícios como fazer horas extras e inúmeros cursos para manter-se atualizado. Mas até que ponto essa dedicação pode ser considerada saudável e, de fato, vantajosa?

Os dois lados da moeda

A maioria das pessoas que estão no mercado de trabalho faz todos os esforços possíveis para obter sucesso na carreira. No entanto, elas são obrigadas a cortar de suas vidas algumas coisas simples e essenciais, como encontro com amigos, um relacionamento amoroso e os momentos de lazer com a família. Ao analisar essa situação, os prejuízos se mostram maiores que as recompensas, pois essas pessoas podem se tornar solitárias e tristes, aumento o risco, também, de desenvolver doenças graves.

É claro que sucesso profissional é importante, porém, quando não há mais nada além disso para orgulhar-se, é importante perguntar a si mesmo: tenho dado aos outros aspectos da minha vida a mesma importância que dou à minha carreira? Especialistas em relações humanas afirmam que para viver bem é preciso estabelecer um equilíbrio entre os lados profissional e pessoal e que, com essa balança bem ajustada, é possível ter sucesso em todas as esferas da vida.

O grande risco do desequilíbrio é o desenvolvimento de doenças psíquicas, como a depressão, que é uma doença preocupante porque ultrapassa o simples desânimo e provoca uma desordem no organismo, afetando tanto a saúde mental, quanto a física. Pessoas depressivas têm sua produtividade no trabalho bastante reduzida e muita dificuldade para relacionar-se com os outros indivíduos. Isso gera um isolamento cada vez maior e, consequentemente, a piora do quadro.

No ambiente corporativo essa é uma realidade que tem atingido vários profissionais que apresentam alto potencial no emprego e, no entanto, convivem com um baixo nível de realizações pessoais. E o que fazer diante desse fato? Abandonar o trabalho e os planos? Não. Basta avaliar sua situação e buscar alternativas para melhorá-la.

vida pessoal carreira profissional

Alcançar destaque profissional é formidável, mas uma pessoa só pode considerar-se, de fato, bem-sucedida e feliz quando consegue equilibrar o trabalho com a vida pessoal.

Moderação e equilíbrio sempre

Para analisar sua postura, pare um pouco e reflita como anda sua vida pessoal em relação à carreira profissional. Procure saber também a opinião de amigos e parentes. Se essa relação estiver muito desequilibrada, é o momento de repensar suas prioridades e, se for preciso, buscar ajuda especializada.

Alcançar destaque profissional é formidável, mas uma pessoa só pode considerar-se, de fato, bem-sucedida e feliz quando consegue equilibrar o trabalho com a vida pessoal. Afinal, para sentir-se completo, o indivíduo tem que saber dosar seu empenho no emprego com os momentos de lazer ao lado da família e dos amigos, a fim de preservar  sua saúde física e mental.