definir-se carreira profissional

A definição da carreira profissional é extremamente importante, uma vez que esta exerce influencia direta tanto nas tomadas de decisões burocráticas, quanto nas decisões estratégicas de marketing.

Alguns empresários, diante de suas atribuições nos negócios, possuem uma dificuldade natural em definir-se na carreira profissional como um profissional liberal ou uma empresa de serviços profissionais. Essa definição é extremamente importante, uma vez que esta exerce influencia direta tanto nas tomadas de decisões burocráticas (como cargas tributárias, formação e contratação de equipe, organização de infraestrutura) quanto nas decisões estratégicas de marketing, tais como divulgação e comunicação. Para ajudar na definição de sua forma de atuação no mercado, sugere-se refletir sobre alguns aspectos listados abaixo:

Foco profissional





O profissional liberal tem como foco o nome dele, e não o da empresa. Nos negócios, é importante ficar claro que o cliente está contratando os serviços daquele profissional, mesmo que ele acione outros profissionais para trabalhar com ele. Em suma: seu nome é a sua marca.

Tamanho do negócio

Um profissional liberal pode constituir uma equipe com poucos integrantes para auxiliá-lo em serviços prestados a clientes sem deixar sua identidade de profissional liberal. A partir do momento que a equipe engloba outros profissionais que executam atividades técnicas, já se pode considerar uma empresa de prestação de serviços.

Limitação de atendimento

Uma empresa de serviços não precisa se preocupar com limite de atendimento ao mercado, uma vez que poderá contratar e qualificar uma equipe de atendimento para suprir a demanda. Já o profissional liberal mantém a quantidade de clientes que sua capacidade pessoal lhe permite atender. O profissional, ao ultrapassar esse limite, pode estar arriscando a percepção quanto à qualidade do serviço prestado.

Personificação

A identificação pelo contratante da sua imagem como peça fundamental do atendimento e do serviço prestado é um forte indício que você se encaixa na classificação de um profissional liberal. Isso pode ser observado, por exemplo, com a preferência declarada do cliente em ser atendido por você em vez de um representante, mesmo que este tenha sido enviado e recomendado por você.

direcionamento profissional

Independentemente da classificação, tanto o profissional liberal quanto empresas de prestação de serviço precisam adotar estratégias de marketing personalizadas.

Vale ressaltar que, independentemente da classificação, tanto o profissional liberal quanto empresas de prestação de serviço precisam adotar estratégias de marketing personalizadas, desenvolvidas com base no ambiente em que cada um encontra-se inserido. Isso porque a preocupação com estratégias de comunicação, preço, distribuição e com o próprio serviço em si – os pilares do marketing – são inerentes a qualquer tipo de empresa. Com um direcionamento profissional, a aplicação de tais estratégias aumentam as chances de chegar ao sucesso.