encarar novas oportunidades

É preciso analisar o próprio papel desempenhado dentro da empresa e do mundo dos negócios.

O primeiro passo antes de encarar novas oportunidades de trabalho é avaliar a sua carreira profissional, analisando o próprio papel desempenhado dentro da empresa e do mundo dos negócios. Isso deve ocorrer com todo o planejamento possível e no tempo adequado para que, ao final, a decisão correta seja tomada sem arrependimentos.

Para esse processo, alguns pontos-chave devem ser levados em conta:

Salário: a remuneração é um fator importante, mas não deve ser considerada um ponto definitivo para uma carreira perfeita e um bom desenvolvimento profissional. Hoje em dia a qualidade de vida precisa ser observada na escolha de um emprego. Não vale a pena ter um excelente salário se o funcionário não conseguir relaxar e usufruir de momentos com a família, por exemplo. Entretanto o retorno financeiro deve ser gratificante e estimular o funcionário a cumprir as horas diárias de serviço.

Cargo: uma posição de destaque ou de chefia não representa, necessariamente, a satisfação do colaborador. Quando não há bem-estar e motivação, o engajamento e o resultado do trabalho ficam comprometidos, o que prejudica não só a liderança, mas toda a equipe. Repense se deve almejar um cargo mais alto e todas as responsabilidades que ele representa. Caso deseje isso, converse com as pessoas mais próximas, que fazem parte do seu dia a dia (como pais, filhos, cônjuge, namorado e amigos íntimos) e que, de alguma forma, também serão influenciados pela decisão.

Satisfação: é primordial atuar na profissão de que se gosta e que traz prazer. Muitas pessoas têm a sorte de descobrir isso rapidamente, mas não é o que acontece com a maioria. Muitos não sabem se estão felizes no trabalho, mas traçam metas para alcançar na própria empresa ou no mesmo ramo de atuação. Outros estão infelizes e procuram um plano B em outras áreas. O fundamental é sentir-se realizado com o que se faz.

Talentos: antes de procurar novos ares, leve em conta as aptidões, os pontos fortes, as qualidades e os talentos naturais que possui. Você deve observar o que tem a oferecer ao mercado para, assim, dedicar-se ao máximo à nova função. Não é interessante iniciar uma carreira sem ter uma base ou referência sobre ela.

Invista no futuro: quando há um propósito de vida e um planejamento para alcançar o que se deseja, existe uma grande chance de obter sucesso e reconhecimento. Portanto é importante ter metas e desenvolver habilidades e competências para o desenvolvimento pessoal e profissional. Prepare-se para as novas chances que podem surgir a qualquer momento, fazendo cursos de atualização.

autoavaliação trabalho realizado

Saber o que deseja para o futuro e planejar-se para alcançar seus objetivos, observando os itens mencionados acima, é essencial.

Os riscos trazidos pelas mudanças na carreira podem ser minimizados com uma autoavaliação do trabalho realizado e do cargo ocupado. Saber o que deseja para o futuro e planejar-se para alcançar seus objetivos, observando os itens mencionados acima, é essencial.